NOTA SOBRE A INTERRUPÇÃO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

A Prefeitura de Hortolândia, por meio das secretarias de Serviços Urbanos e de Governo, acompanha de perto as medidas adotadas pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) com relação à interrupção na captação e distribuição de água para o município. O problema surgiu após o furto de cabos na estação captadora em Paulínia, que atende Hortolândia e parte de Monte Mor. O furto que interrompeu a captação de água na estação, aconteceu por volta das 3h desta segunda-feira (08/11). Segundo a empresa, casas e edifícios têm capacidade de armazenamento por cerca de 24 horas, a partir daí. Até a normalização do fornecimento, prevista para esta terça-feira (09/11), a orientação da Sabesp é que a população economize água para evitar a falta do produto. A Sabesp informa ainda que trabalha para solucionar o problema.

De acordo com a companhia, o Decreto Estadual 12.342/78 estabelece a obrigatoriedade de reserva residencial para, no mínimo, 24 horas de consumo, em consonância com a norma NBR5626 (ABNT), para que a concessionária de abastecimento possa executar serviços de manutenção como esse, sem que a população seja afetada. Para solicitações emergenciais, a Sabesp disponibiliza os telefones 195 e 0800 0550 195.

Situação atualizada (às 16h40)

De acordo com a Divisão de Hortolândia da Sabesp, os trabalhos de manutenção tiveram início às 8h, quando a polícia científica finalizou a perícia no local. Por volta do meio-dia, os sistemas de bombeamento começaram a ser religados. O abastecimento está sendo retomado gradativamente, com previsão de ser normalizado ao longo do dia, nesta terça-feira (09/11).

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as aulas na rede municipal de ensino estarão mantidas nesta terça-feira (09/11). Na manhã de hoje (08/11), cada uma das 59 escolas da rede municipal monitorou a situação e atendeu os alunos dentro de suas possibilidades. Somente a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Sebastiana das Dores Moura, na Vila Real, dispensou os estudantes do 1° ano, mas manteve os de creche. No período da tarde, a orientação era que cada escola avaliasse o estoque de água disponível para verificar se seria possível atender os alunos. Todas elas mantiveram contato com os pais e responsáveis sobre o assunto.

Ainda nesta segunda-feira (08/11), pela manhã e à tarde, com o auxílio de caminhões-pipa, a Secretaria de Serviços Urbanos deu suporte à Secretaria de Saúde, enchendo as caixas d’água do Hospital Municipal e Maternidade Mário Covas, das UPA-24h (Unidades de Pronto Atendimento) Jd. Amanda, Jd. Rosolém e Jd. Nova Hortolândia, da base do Samu (Servido de Atendimento Móvel de Urgência) e de algumas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Equipes estarão de plantão, durante a noite, para abastecer unidades da rede municipal de saúde que precisem de água. Nenhum outro prédio público municipal foi afetado até o momento.