Prefeitura inicia preparativos para a 5ª edição do Natal Sustentável

Garrafas PET doadas pela população são utilizadas na confecção de enfeites que serão utilizados na decoração do parque Dorothy Stang

O clima natalino começa, aos poucos, a tomar conta de um dos mais bonitos cartões postais de Hortolândia. A Prefeitura iniciou a preparação para a 5ª edição do evento “Natal Sustentável”, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, localizado no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável já realiza a confecção de enfeites que serão usados na decoração do parque. A confecção é feita com materiais recicláveis, dentre os quais as garrafas PET doadas pela população por meio da campanha realizada pela Prefeitura. Até o momento, a campanha já recebeu cerca de 1.300 unidades.

Quem quiser participar da campanha e ajudar na decoração do Natal Sustentável deste ano, basta levar suas garrafas PET em um dos quatro pontos de arrecadação da campanha. Os pontos são o Paço Municipal “Palácio das Águas”, sede da Prefeitura, na rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, Remanso Campineiro; CFPF (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) Paulo Freire, órgão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, na rua Euclides Pires de Assis, 205, também no Remanso Campineiro; HORTOFÁCIL, na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco; e no próprio Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, localizado na rua Manoel Antônio da Silva, 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Outro item que encanta os visitantes no evento é a chamada “Árvore de CDs”, enfeitada com CDs e DVDs usados. De acordo com o Núcleo de Educação Ambiental, na edição deste ano haverá duas árvores de CDs, uma de maior porte e outra menor. As equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável também fazem o trabalho de reaproveitamento dos enfeites utilizados na edição do ano passado do evento. Outro ponto que também já começa a ser preparado é o pequeno lago que fica dentro do parque. De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação Ambiental, Ricardo Zanoni, em volta do lago estão sendo colocados pequenos postes feitos com canos de PVC descartados. Ainda de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os trabalhos preparativos para o evento contarão com a participação de servidores de outras secretarias municipais.

O trabalho de preparação também inclui a substituição dos materiais que compõem a Casa de Bambu, que fica na área central do parque. As paredes do espaço serão refeitas com pallets, que foram doados por empresas da cidade. O trabalho de preparação contou ainda com a doação de fitas decorativas feita pela empresa Fitas Progresso, instalada em um munícipio da região. Com a realização do “Natal Sustentável”, a Prefeitura de Hortolândia visa fortalecer o conceito de sustentabilidade junto à população por meio da utilização de materiais recicláveis.