Prefeitura implanta pictograma de Pessoa com Deficiência em mais sete abrigos de ônibus de Hortolândia

Ação da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura aconteceu nesta quarta-feira (03/11)

Mais sete abrigos de ônibus, recém-implantados pela Secretaria de Mobilidade Urbana em Hortolândia, acabam de ganhar pictograma de PCD (Pessoa com Deficiência). A ação da Prefeitura contribui para que a população que utiliza o transporte público respeite o direito do deficiente de também se deslocar por este meio de transporte. Agora, segundo a Diretoria de Operações já são 87 os equipamentos em que a sinalização de reserva de vaga para PCD foi pintada pela Administração Municipal.

Nesta quarta-feira (03/11), as equipes estiveram no Jardim Amanda, onde sinalizaram quatro abrigos: um na Av. Brasil, em frente à farmácia Drogal; um na Av. Tarsila do Amaral, ao lado do número 1082; um na Rua Casemiro de Abreu, em frente às lagoas do bairro; e outro na Rua José Bonifácio, também próximo às lagoas.

Depois, os técnicos foram para a Região Central, onde sinalizaram um abrigo de ônibus ao lado do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), na Rua Antonio Bernardes, no Remanso Campineiro. Já na Vila Real Continuação, houve pintura de pictograma em dois abrigos localizados na Av. Anhanguera, um deles ao lado da igreja Universal.

Aos poucos, a Administração Municipal vai implantando a sinalização para PCD nos 165 novos abrigos de ônibus, à medida que estes vão sendo construídos. Segundo o diretor de Operações, José Eduardo Vasconcellos, a pintura do pictograma garante a reserva da vaga para cadeirante.

Novos pontos de parada

Ao todo, Hortolândia ganhará 218 novos sinalizadores de pontos de parada de ônibus: 165 abrigos e 53 totens que demarcam os locais de embarque e desembarque. Modernos, os novos equipamentos garantem comodidade e segurança aos usuários do transporte público. Além de confortáveis, os novos pontos contam com painéis que permitirão aos usuários consultar o itinerário e o tempo de chegada dos ônibus. Os abrigos dispõem de iluminação, espaço para cadeirante e piso podotátil para deficientes visuais, assim como bancos reforçados para obesos.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, abrigos e totens serão instalados em toda a cidade, em ruas e avenidas de grande fluxo de pessoas. A ação mantém Hortolândia no ranking das cidades mais inteligentes do Brasil, pois estes pontos vão contar, muito em breve, com Wi-Fi para que todos possam acompanhar os horários e itinerários por meio de aplicativo na internet.