Para evitar alagamentos na Região Central de Hortolândia, Prefeitura limpa Ribeirão Jacuba

Ação periódica da Secretaria de Serviços Urbanos, aconteceu nesta quinta-feira (21/10)

Para evitar focos de alagamento na Região Central, a Prefeitura de Hortolândia realiza a limpeza periódica no entorno e no leito do Ribeirão Jacuba, que atravessa o município nesta área. O serviço, realizado nesta quinta-feira (21/10), é feito por equipes da Secretaria de Serviços Urbanos, com o auxílio de escavadeira própria.

A ação tem a aprovação da Defesa Civil do município e também da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, o trabalho, iniciado há cerca de 30 dias, é fundamental para evitar transtornos à população e problemas ambientais.

“É preciso fazer essa limpeza, no combate às enchentes, antes do período de chuvas que está por vir, porque tem muita sujeira no ribeirão – areia, descartáveis, garrafas pet, sujeira acumulada no fundo. Tudo isso cria um problema, que tira a capacidade de a água correr no rio e gera as enchentes. Por isso, fazemos este trabalho de limpeza para, quando as chuvas chegarem, a água fluir normalmente. Essa limpeza começou lá no Remanso das Águas (Jd. Carmem Cristina), seguiu pelo canal, foi para o Parque Chico Mendes, onde há o ribeirão Santa Clara e, agora, segue pelo Ribeirão Jacuba até a divisa com Sumaré”, afirma o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Retirada de entulhos

Na tarde desta quinta-feira (21/10), agentes da Secretaria de Serviços Urbanos também estiveram no Jardim Santa Clara do Lago, onde fizeram remoção de entulhos, irregularmente descartados em espaço público da viela da Rua Venezuela. Foi necessário usar uma escavadeira para remover todo o material (areia, pedaços de tijolos e concreto, madeiras queimadas, dentre outros), depois transportando em caminhão para descarte adequado.

O descarte irregular de resíduos e entulho é crime ambiental e contribui com o surgimento de focos de queimada e incêndio, em período de estiagem. Na temporada de chuvas, gera inundações, alagamentos e rompimento de redes de esgoto e águas pluviais. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

Para fazer o descarte correto de resíduos reaproveitáveis, a população deve utilizar os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura. Os espaços funcionam, desde março deste ano, das 9h às 15h, de segunda a sábado. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, as exceções são os PEVs do Jd. Santa Emília, Jd. Nossa Senhora de Fátima e Jd. Santa Esmeralda, que, em regime de plantão, funcionam todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 8h às 12h e das 13h às 18h.