Prefeitura de Hortolândia realiza limpeza da lagoa do Jardim Amanda

Retirada das plantas aguapés do espelho d'água é realizada com maquinário

A lagoa do Jardim Amanda, principal área de lazer do bairro, recebe a retirada das plantas aguapés do espelho d'água. A limpeza acontece, periodicamente. Além disso, o entorno da lagoa também recebe ações de zeladoria como a poda do mato e a limpeza. A ação é importante para manter o embelezamento da lagoa mas, de acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, é necessária a colaboração da população para não realizar ligações irregulares nas redes de esgotos que fazem com que dejetos domésticos deságuem na lagoa, causando a proliferação destas plantas. Já para manter o entorno limpo, é importante descartar lixo e entulho nos locais corretos.

"Realizamos as fiscalizações para evitar este descarte irregular do esgoto doméstico na lagoa já que esta ação é responsável pelo crescimento das plantas. O morador que realizar este tipo de crime ambiental é notificado para realizar a ligação correta das redes. Se todos fizerem sua parte, esta área de lazer permanecerá bonita e agradável para o uso da população", salienta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

O descarte irregular de lixo está sujeito a multa. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental podem enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

Atualmente, Hortolândia conta com 99% do esgoto coletado, sendo que 100% é tratado. Os serviços continuam nos próximos dias em diferentes regiões da cidade. “Pedimos a colaboração da população para nos ajudar a manter o sistema de esgoto em bom funcionamento, com as ligações domésticas regularizadas”, pede Panício.

ENTULHO

A população deve utilizar os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura para o descarte correto e gratuito dos restos de construção civil. Os espaços funcionam, desde março deste ano, das 9h às 15h, de segunda à sábado. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, as exceções são os PEVs do Jd. Santa Emília, Jd. Nossa Senhora de Fátima e Jd. Santa Esmeralda, que, em regime de plantão, continuam funcionando todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 8h às 12h e das 13h às 18h.