Informações estruturais da gestão ambiental em Hortolândia estão disponíveis no site da Prefeitura

Ação faz parte do programa “Município VerdeAzul”

Está disponível para consulta no site da Prefeitura de Hortolândia, um banco de dados completo com informações sobre a gestão ambiental do município. A página é aberta para a população e pode ser acessada por meio do link http://www2.hortolandia.sp.gov.br/programa-municipio-verdeazul. Os arquivos contém as 10 frentes de ações ambientais, em consonância com o Programa Município VerdeAzul, do Governo do Estado, que estabeleceu as diretrizes a serem cumpridas pelos municípios para o planejamento e a gestão ambiental. Os dados podem ser baixados diretamente nesta página para conhecimento de todos.

O banco de dados ambiental da Administração Municipal está subdividido nos tópicos:  Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Municipal, Biodiversidade, Qualidade do Ar, Gestão de Águas, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, é importante a população acompanhar de perto todo o trabalho desenvolvido pelo poder público na proteção ambiental da cidade, se envolvendo em ações e despertando o desejo de contribuir para que a cidade seja um local cada vez melhor para se viver. Dentro dos documentos, há toda a estrutura atual da gestão ambiental, de forma clara e transparente aos interessados.

MUNICÍPIO VERDEAZUL

A disponibilização dos dados da gestão ambiental para a população faz parte do programa “Município VerdeAzul”,  uma iniciativa do governo estadual com a finalidade de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e a valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo do programa é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. Ao final de cada ciclo anual, o governo estadual divulga o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

O ranking é feito com base nas informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações ambientais executadas. A partir dessa avaliação, o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e no aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

Em 2020, Hortolândia ganhou, pela segunda vez, a qualificação concedida pelo programa referente às ações ambientais desenvolvidas em 2019 e 2020. A entrega do certificado foi feita no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, para o então prefeito Angelo Perugini. Na ocasião, o município obteve 69,39 pontos, ficando na 123ª posição do ranking, integrando o grupo das 62 cidades qualificadas por alcançarem notas entre 60 e 79,9.