Prefeitura de Hortolândia lança programação especial para a Semana Nacional do Trânsito

Ações educativas para promover trânsito mais seguro começam nesta quarta-feira (22/09), Dia Mundial Sem Carro”

A Prefeitura de Hortolândia lança, nesta quarta-feira (22/09), data em que se celebra o “Dia Mundial Sem Carro”, a campanha “Trânsito Seguro Alegria de Ir e Vir”. A programação, elaborada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, inclui ações relativas à Semana Nacional de Trânsito, que se estende de 18 a 25 deste mês, mas vai além deste período. A mobilização prevê a divulgação de uma série de materiais pedagógicos, tais como uma cartilha e vídeos temáticos com o personagem “Seo Jaca”, contendo dicas e conteúdos educativos para a população. Os materiais serão divulgados pelas redes sociais da Prefeitura.

O primeiro vídeo, lançado nesta quarta-feira (22/09), é um incentivo para que as pessoas aproveitem as ciclovias e usem a bicicleta como meio de locomoção. “Seo Jaca”, o jacaré contador das histórias do Ribeirão Jacuba e de Hortolândia, é um personagem criado pela escritora e jornalista Carolina Montone e encenado pelo artista plástico Rodolfo Berini. Tornou-se figura conhecida na cidade em 2019, durante o 9º Hortolendo, festa literária promovida pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, no Parque Irmã Dorothy. Durante o evento, foi lançado o livro “As Aventuras de Seo Jaca no Ribeirão Jacuba”, escrito por Montone e ilustrado pelo cartunista Fábio J. Santos.

Trânsito Seguro

Desde 2017, a Prefeitura de Hortolândia implementa um conjunto de ações que diminuíram os acidentes de trânsito no município. Entre eles estão: a implantação da fiscalização eletrônica, a partir de 2018; o levantamento estatístico e mapeamento dos bairros e pontos mais perigosos da cidade com relação ao trânsito; a ação de combate a acidentes nos pontos considerados críticos, como a Av. Santana, no Jardim Amanda; o reforço na sinalização viária em vários bairros, bem como as obras de infraestrutura realizadas em todo o município, como abertura de novas avenidas dotadas de dispositivos de segurança viária como semáforos, ciclovia e sinalização antes inexistentes.