Hortolândia comemora o Dia da Árvore com plantio de mudas no Pq. Socioambiental Lago da Fé

Prefeito Zezé Gomes e alunos de colégio da cidade participaram da ação, que colabora com aumento da arborização no município

Mais uma etapa do plantio de mudas de árvores, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foi concluída, na manhã desta terça-feira (21/09), no Parque Socioambiental Lago da Fé. O evento em comemoração ao Dia da Árvore, contou com a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes e de cerca de 50 alunos de um colégio particular localizado na região do Parque Gabriel. A área escolhida para a ação no parque fica próxima da cabeceira da ponte que liga o Jardim Novo Cambuí ao Parque Gabriel.

O plantio é parte de uma ação desenvolvida em parceria com o Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiai (PCJ), que escolheu a data para reunir os municípios associados em uma ação conjunta. O consórcio realizou a doação de parte das espécies plantadas em Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a ideia é segmentar o plantio das espécies de árvores na cidade, dando preferências as mais floridas em avenidas com grande fluxo.

Plantio de árvores

Com a aproximação do tempo das chuvas, a Prefeitura retomou o plantio de árvores no município. Na semana passada, o prefeito Zezé Gomes plantou oito mudas de ipês em frente ao Paço Municipal, em uma ação desenvolvida dentro do Programa Município Verde/Azul, do Governo do Estado. O plano de arborização urbana é uma das ações que a Prefeitura de Hortolândia realiza para cumprir as diretrizes do programa. No total, são 10 diretrizes: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a meta é plantar mais 20.000 mudas de árvores na cidade até 2024. Ainda segundo dados da secretaria, desde 2017 até este ano, já foram plantadas aproximadamente 68.000 mudas. Na próxima sexta-feira (24/09), o plantio será realizado na região da Taquara Branca, onde serão plantadas mudas de ipês no entorno do campo de futebol. No sábado, o plantio continuará no Parque Lago da Fé. Serão plantadas 242 árvores, em parceria com a empresa DC Logistic.