Peça teatral para servidores de Hortolândia orienta sobre economia de água e energia elétrica

Ação descontraída traz dicas sempre úteis para o ambiente de trabalho e, também, para as residências

A equipe de educação ambiental da Prefeitura de Hortolândia continua o desenvolvimento de ações para a conscientização de servidores municipais sobre economia dos recursos naturais, principalmente neste período de escassez de água. Os agentes ambientais, vinculados à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, estiveram, ao longo da semana, em todas as secretarias e departamentos do Paço Municipal Palácio das Águas realizando uma colorida e divertida "mini" peça teatral a fim de sensibilizar, com dicas, os funcionários públicos para a mudança de hábitos que levam economia de água e energia elétrica não só ao espaço público, mas, também, às suas residências.

"Desligar as luzes de salas que não estão sendo ocupadas e os computadores no horário de almoço são pequenas ações que contribuem para a economia de energia elétrica no ambiente de trabalho. Optar por uma ‘canequinha’ para a água e o café e, na hora de lavar o objeto, fazer uma lavagem curta também é importante. Já em casa, manter os cômodos vazios com as luzes apagadas, desligar a torneira enquanto estiver escovando os dentes e o chuveiro ao ensaboar o corpo no banho e só ligá-los quando for enxaguar, também contribuem muito para a economia de água. Preservar os recursos naturais, principalmente em tempos difíceis, é preservar a vida", explica o agente ambiental Ricardo Zanoni.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a ação já havia sido realizada com os próprios servidores anteriormente e, também, com a comunidade em geral. Mas é sempre bom relembrar.

MUNICÍPIO VERDEAZUL

A ação de conscientização para preservação dos recursos naturais faz parte do programa “Município VerdeAzul”,  uma iniciativa do governo estadual com a finalidade de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e a valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo do programa é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. Ao final de cada ciclo anual, o governo estadual divulga o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

O ranking é feito com base nas informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações ambientais executadas. A partir dessa avaliação, o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e no aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

Em 2020, Hortolândia ganhou, pela segunda vez, a qualificação concedida pelo programa referente às ações ambientais desenvolvidas em 2019 e 2020. A entrega do certificado foi feita no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, para o então prefeito Angelo Perugini. Na ocasião, o município obteve 69,39 pontos, ficando na 123ª posição do ranking, integrando o grupo das 62 cidades qualificadas por alcançarem notas entre 60 e 79,9.