Interessados podem doar garrafas PET para a decoração da 5ª edição do Natal Sustentável da Prefeitura de Hortolândia

Evento acontece em dezembro no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, já iniciou a arrecadação de  garrafas PET para contribuir com a decoração de mais uma edição do Natal Sustentável, que acontece em dezembro. Os interessados podem realizar a doação da garrafa PET de segunda a sexta feira, das 8h às 17h, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, local das quatro edições do Natal Sustentável já realizadas.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a confecção dos materiais é realizada pelos agentes ambientais e já foi iniciada. O trabalho para deixar a cidade mais bonita e sustentável no Natal e a arrecadção dos materiais para desenvolver os enfeites vai até novembro.  Após o evento, as garrafas serão levadas até a cooperativa de reciclagem para descarte correto e ecológico do material. O parque fica localizado na rua Manoel Antônio da Silva, 415, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

DECORAÇÃO

Nos anos anteriores, a  tradicional “Árvore de Natal Reciclável” foi enfeitada com CDs e DVDs inservíveis, festão e microlâmpadas. Mais de 50 arcos foram adornados com garrafas PET transformadas em bolas natalinas pintadas. Parte do cenário dentro e fora da “Casa de Noel” foi construído com papel, papelão, materiais plásticos, fitas coloridas e artigos natalinos usados nos natais passados (ursinhos de pelúcia, soldadinhos de chumbo, anõezinhos e figuras do Papai Noel).

Para a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de economizar recursos públicos, a iniciativa transmite importante mensagem à população: a de que é importante preservar os recursos naturais, evitando desperdícios e envolvendo a todos no descarte correto de resíduos, no município.

PARQUE SOCIOAMBIENTAL IRMÃ DOROTHY STANG

De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, no Parque Irmã Dorothy Stang foram colocados, no total, 88 postes com luminárias ornamentais para iluminação com tecnologia LED. Quem passa pelo local no período noturno, já pode observar a nova iluminação na área de lazer. Além disso, para manter a conservação, a manutenção e a beleza do parque, equipes da Prefeitura realizam, periodicamente, mutirão de poda do mato e limpeza no local.

MUNICÍPIO VERDEAZUL

O Natal Sustentável faz parte do programa que é uma iniciativa do governo estadual com a finalidade de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e a valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo do programa é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. Ao final de cada ciclo anual, o governo estadual divulga o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

O ranking é feito com base nas informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações ambientais executadas. A partir dessa avaliação, o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e no aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

Em 2020, Hortolândia ganhou, pela segunda vez, a qualificação concedida pelo programa referente às ações ambientais desenvolvidas em 2019 e 2020. A entrega do certificado foi feita no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, para o então prefeito Angelo Perugini. Na ocasião, o município obteve 69,39 pontos, ficando na 123ª posição do ranking, integrando o grupo das 62 cidades qualificadas por alcançarem notas entre 60 e 79,9.