Hortolândia inicia a imunização de adolescentes de 12 e 13 anos, neste sábado (11/09)

Serão vacinados somente adolescentes cadastrados no site Vacina Já e com agendamento no site da Prefeitura

A molecada com idade entre 12 e 13 anos já pode preparar o braço para a vacina. A Prefeitura de Hortolândia abriu o cadastro para adolescentes desta faixa se vacinarem contra a COVID-19. Este público pode fazer o cadastro no site Vacina Já (CLIQUE AQUI), do governo estadual, e o agendamento no site da Prefeitura, por meio deste LINK. A imunização começa neste sábado (11/09), exclusivamente no Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) do Remanso Campineiro, localizado na rua Euclides Pires de Assis, nº 200, com atendimento das 8h às 15h30. De acordo com a Secretaria de Saúde, os menores de 18 anos serão imunizados com a vacina da Pfizer, que é a vacina autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão do governo federal para este público.

A Secretaria de Saúde reforça a orientação para que os menores compareçam ao local de vacinação acompanhados de pai, mãe ou responsável legal. É necessário levar a impressão (print) ou a foto da tela do agendamento no site da Prefeitura, documento com foto, Cartão Cidadão ou Cartão do SUS, além de comprovante de residência atualizado (de 2021) no nome do pai, da mãe ou do responsável legal. A pessoa que acompanhar o adolescente na vacinação também deve apresentar documento com foto.

Caso o menor compareça ao dia da vacinação desacompanhado ou acompanhado por algum outro parente que não seja o pai, a mãe ou o responsável, ele deverá apresentar duas vias da Declaração de Autorização para ser vacinado. A declaração deve estar preenchida e assinada pelo responsável e precisa ser apresentada junto da cópia do documento desta pessoa. Uma via da declaração ficará com a Secretaria de Saúde e a outra ficará com o menor. A declaração está disponível na página do agendamento no site da Prefeitura para ser baixada e impressa. Quem não tiver acesso à internet, pode retirar a declaração já impressa em papel no próprio CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) ou nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. A Secretaria de Saúde reforça que o menor desacompanhado que não trouxer a declaração preenchida e assinada não será vacinado.

Reforço - 3ª dose

Hortolândia iniciou, nesta quinta-feira (09/09), a imunização de reforço em idosos assistidos por ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos), com a aplicação da 3ª dose. A aplicação da dose extra é uma determinação do Ministério da Saúde indicada para idosos em ILPIs, independente da idade, além de idosos acima de 70 anos que tomaram a segunda dose há mais de 6 meses e pacientes imunossuprimidos, como os transplantados, que tomaram a segunda dose há mais de 28 dias. A vacinação destes públicos será gradativa, conforme novas doses de vacina forem entregues pela Secretaria de Estado da Saúde à Secretaria Municipal de Saúde.

2ª dose

O município também prossegue com a vacinação da 2ª dose para todos os públicos, com a oferta do imunizante em diferentes locais a cada dia da semana (confira o cronograma dos pontos de vacinação abaixo). A vacinação também acontece no horário das 8h às 15h30. Quem for receber a 2ª dose não é necessário fazer agendamento.

Todos os imunizantes oferecidos são seguros e foram aprovados pela Anvisa. Mais informações e orientações sobre a vacinação contra COVID-19 podem ser obtidas nos seguintes telefones: (19) 99976-2276, (19) 99979-9620, (19) 99976-6835 e (19) 99920-3204.

Confira abaixo os dias da semana e as UBSs onde é feita a vacinação da 2ª dose contra a COVID-19:

Segunda-feira: UBS Orestes Ôngaro, Figueiras, Novo Ângulo e Emeief João Carlos do Amaral Soares (esta última para pacientes que tem como referência a UBS Nova Hortolândia)

Terça-feira: UBS Parque do Horto, Rosolém, Nova Europa e Amanda I

Quarta-feira: UBS São Jorge, Campos Verdes e Santiago