Prefeitura planeja projeto paisagístico com a criação de jardins em pontos estratégicos de Hortolândia

Praças e canteiros centrais de avenidas de Hortolândia mais cheios de vida e coloridos por meio da implantação de jardins. Desenvolver um projeto paisagístico e de jardinagem em pontos estratégicos do município é um dos objetivos do prefeito José Nazareno Zezé Gomes, que nesta quarta-feira (20/08) visitou o Viveiro Municipal de Campinas.
Localizado no Residencial Shangrilá, o espaço tem capacidade para produzir anualmente mais de 1,8 milhão de espécies de árvores como ipês, magnólias, palmeiras, figueiras e plantas ornamentais (azaleias, palmeiras ráfias, entre outras). “O Viveiro Municipal de Campinas é uma referência em nossa Região Metropolitana de Campinas. Além de cultivar árvores para reflorestamento e arborização urbana, o local vem produzindo as belas plantas e flores ornamentais que podem ser vistas em praças e avenidas de Campinas. É justamente nesse ponto, de querer deixar a cidade com mais vida, colorida e muito mais bela é que queremos implantar em Hortolândia um projeto paisagístico e jardinagem dos canteiros centrais, avenidas, praças e prédios públicos”, destacou o Zezé.
A visita ao Viveiro Municipal de Campinas contou ainda com a presença dos secretários Carlos Roberto Prataviera Júnior (Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica), Vicente Andreu Guillo (Serviços Urbanos) e da secretária Eliane Nascimento Oliveira (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável). Eles buscaram informações importantes sobre o manejo e a dinâmica do trabalho, uma vez que a proposta é criar um viveiro com plantas ornamentais para abastecer os futuros jardins hortolandenses. “Campinas possui uma vasta experiência neste segmento e já que procuramos desenvolver uma ação paisagística, nada melhor que conversar com os técnicos campineiros para que possamos extrair o melhor e de uma forma mais assertiva em benefício da nossa cidade”, comentou o prefeito.
O novo projeto paisagístico, segundo o prefeito, foi pensado por conta da construção dos novos viários, pontes e Portais que estão surgindo no município por meio do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) e que irão garantir o crescimento sustentável do município pelos próximos 30 anos. “O amigo e saudoso prefeito Perugini planejou a Cidade do Futuro e as obras estão garantindo para Hortolândia uma melhor mobilidade urbana e que já vem atraindo novos investimentos da iniciativa privada. Todas as obras, que garantam esse desenvolvimento sustentável serão realizadas e, paralelo a isso, vamos trabalhar no embelezamento. Uma cidade mais feliz e alegre, com qualidade de vida, é isso que queremos”, finalizou Zezé.

USINA DE COMPOSTAGEM

Uma segunda experiência bem sucedida e visitada pela equipe da Prefeitura em Campinas foi a Usina de Compostagem. Localizada no Jardim São Marcos, em frente ao Aeroporto dos Amarais, a Usina produz diariamente cerca de 100 toneladas de adubo 100% orgânico.
Para descobrir a técnica empregada pelo município vizinho, o prefeito Zezé, junto com a sua equipe, esteve na Usina de Compostagem onde foi recebido pelo secretário municipal de Serviços Públicos Ernesto Dimas Paulela. “Aqui, a nossa matéria prima são os resíduos provenientes da poda de árvores, roçagem e folhas. Eles são misturados ao lodo, que é o resíduo das Estações de Tratamento de Esgoto. Essa mistura resulta num adubo 100% orgânico e com alto teor de nutrientes, onde vem sendo utilizado em nossos jardins, campos de futebol e até na agricultura”, explicou Paulela.
Durante a visita, o prefeito foi conferir de perto os maquinários utilizados pela Usina e a sua metodologia de trabalho. “Uma Usina de Compostagem faz o reaproveitamento de toda matéria orgânica que vem do trabalho de limpeza urbana. O que antes ia para o aterro, agora vira adubo. Esse, sem dúvida, é um projeto que iremos trabalhar internamente ou por meio do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo do Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) para que a nossa cidade possa realizar essa incrível ação ambiental e de sustentabilidade”, afirmou Zezé.
Inaugurada em 2020, a Usina de Compostagem de Campinas deve aumentar, até 2024, a sua produção de adubo para cerca de 300 toneladas por dia.

VIVEIRO DE HORTOLÂNDIA

Hortolândia já possui um viveiro municipal e vem disponibilizando catálogo de espécies para retirada gratuita. Há tanto espécies frutíferas, quanto não frutíferas para arborização em calçada com e sem fiação.
A listagem foi elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Cada pessoa pode solicitar uma muda a cada dois meses, por endereço. Para tanto, é necessário fazer um cadastro. O interessado precisa apresentar documento de identidade e comprovante de endereço atualizado.
No Viveiro Municipal também é feita a distribuição de adubo orgânico e a solicitação de poda e corte de árvores (veja cronograma de atendimento abaixo), serviços que não foram afetados pela medida.
O Viveiro está localizado na Rua Stefano Dilo, 350, no Loteamento Adventista Campineiro, e funciona em dias diferentes para a prestação destes serviços. De segunda a sexta-feira,  é possível solicitar poda e corte de árvore. Já de quarta a sexta-feira, pode-se fazer a retirada de mudas e de adubo orgânico. Em ambos os casos, o horário de funcionamento é o mesmo: das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h. No caso do adubo orgânico, serão disponibilizados 40 kg por endereço, a cada dois meses.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3897-2926.

Confira os dias e horários de atendimento:
Retirada de mudas e compostagem: de quarta a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 h e das 13h às 16h.
Espécies para arborização e frutíferas - 1 muda a cada 2 meses/ por endereço
Compostagem: 40 kg a cada 2 meses/por endereço
Solicitação de Poda e Corte de árvore: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 h e das 13h às 16h.