Prefeitura inicia serviços para implantação da iluminação de LED na Av. Thereza Ana Cecon Breda

O projeto de remodelação da avenida Thereza Ana Cecon Breda, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, está intensificado. Com o avanço da construção do portal de boas-vindas, que já recebe os últimos ajustes para ser inaugurado e a construção da ciclovia "a todo vapor", agora, as equipes da Administração Municipal iniciam os primeiros trabalhos para a instalação dos postes ornamentais que acoplarão as luminárias com tecnologia LED para iluminar, com maior economia ao município, uma das vias mais movimentadas da cidade. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, esta primeira etapa do serviço acontecerá trecho da avenida onde está localizado o portal até o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

"Nesta primeira etapa da implantação da iluminação na via, neste trecho, serão implantados 68 postes ornamentais. Serão 60 postes de 12 metros de altura e os outros 8 postes com quatro metros de altura. As 90 luminárias serão distribuídas nestes postes ornamentais que serão instalados no canteiro central da avenida. O serviço para iniciar a colocação dos postes começou", explica a diretora de iluminação pública da Prefeitura, Fernanda Cândido de Oliveira.

"A remodelação da via começou com a duplicação dela, passando pela construção da ciclovia e do portal, que estão em andamento. Quem passa pela avenida observa as melhorias que e as contribuições para pedestres, ciclistas e motoristas de todo este processo de remodelação", explica o secretário de Obras, Sérgio Torrecillas.

PORTAL

No portal, também serão acoplados telões informativos de LED. Os dispositivos possuem 5 metros de largura por 1 de altura e são instalados no portal, na entrada e saída da cidade, para que os motoristas possam observar as mensagens transmitidas nas telas.  Além de dar boas-vindas aos moradores e visitantes, os portais são importantes aliados no reforço das ações de segurança implementadas pela Administração Municipal. A Prefeitura desenvolve projetos para que as estruturas tenham câmeras de OCR (leitura de placas de veículos) e câmeras de monitoramento. Após a conclusão da construção na avenida São Francisco de Assis e o avanço da obra na avenida Thereza Ana Cecon Breda, próximo passo é a construção de mais um portal na avenida da Emancipação. Com isso, o município será cercado por uma muralha digital.

CICLOVIA

Atualmente, o trabalho está em andamento próximo ao canteiro central da avenida São Francisco de Assis. Um trecho desta ciclovia cruzará a avenida. A obra começa desde o trecho da avenida Thereza Ana Cecon Breda, próximo ao IFSP (Instituto Federal São Paulo), e vai até a avenida Anhanguera, onde se unirá ao trecho de ciclovia já existente. Parte da ciclovia já recebeu a concretagem. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, todo o projeto cicloviário terá pouco mais de 4 quilômetros e será concluído em aproximadamente três meses.

ILUMINA HORTOLÂNDIA

Existe um canal na internet para facilitar a solicitação e o acompanhamento de serviços relacionados à iluminação pública. Por meio do site  https://iluminahortolandia.com.br/,  o munícipe consegue pedir serviços como, por exemplo, a troca de lâmpadas queimadas nos postes de ruas, avenidas, praças, parques e espaços públicos. O portal disponibiliza, ainda, informações à população sobre o projeto de modernização em andamento, ação que contempla a troca das lâmpadas antigas por luminárias de LED, nas ruas de toda a cidade, além de trazer o cronograma deste serviço, detalhes de projetos e as metas e objetivos da ação. Quem acessar o site, já encontra informações em tempo real de pontos modernizados na cidade e da economia que a ação já rendeu ao município.