Moradores podem adotar mudas de árvores da Prefeitura

A população pode ajudar a aumentar a quantidade de árvores existentes em Hortolândia. Basta se cadastrar para adotar uma espécie. A Prefeitura continua com o trabalho casa a casa de cadastro de moradores interessados em cuidar de uma árvore. Nesta semana, a ação acontece no Jardim Boa Esperança. O cadastro é realizado pelo Núcleo de Educação Ambiental, departamento da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A ação já foi realizada nas regiões do Jardim São Sebastião, Jardim Mirante, Jardim Sumarezinho, Jardim Novo Ângulo e Jardim Santiago.

A equipe do núcleo visita as residências para orientar os moradores sobre a importância, os benefícios e os cuidados necessários para se manter uma árvore. Os agentes explicam que as árvores são fundamentais na natureza. Elas mantém o equilíbrio do meio ambiente, contribuindo para melhorar a qualidade de vida coletiva. As árvores também produzem o oxigênio, gás indispensável para os seres vivos. Reduzem a temperatura, oferecem sombra nos dias de calor intenso. E, de quebra, embelezam a paisagem.

Durante a abordagem, os agentes também mostram um catálogo com espécies apropriadas para serem plantadas em calçadas, tais como resedá, ipê-amarelo, escova de garrafa, cambuci, araçá, canudo de pito, entre outras. Os agentes ainda ressaltam que não é permitido o plantio de árvores que dão frutos grandes em calçadas em razão dos frutos poderem cair e causar acidentes. Árvores com raízes vigorosas ou muito altas também não são indicadas em virtude de poderem causar danos ao patrimônio e à fiação da rede elétrica.

Os moradores interessados em adotar uma árvore preenchem o cadastro, assumindo o compromisso de zelar e cuidar da espécie. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, as mudas das árvores adotadas pelos moradores foram cedidas por empresas em cumprimento de contrapartidas ambientais na cidade. Essas empresas farão o plantio das espécies. De acordo com o Núcleo de Educação Ambiental, a ação de cadastro continuará nos próximos dias, quando os agentes visitarão moradores das regiões do Jardim São Jorge.

Além do cadastro de moradores, a Prefeitura de Hortolândia tem realizado o plantio de árvores em diferentes regiões da cidade. Neste ano, a Administração Municipal já fez o plantio de mudas de árvores no Lago da Fé, localizado na região do Parque Gabriel, e no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Outra ação importante de arborização urbana da Prefeitura é o levantamento de espécies existentes no munícipio. O inventário, realizado por empresa contratada, foi iniciado em maio deste ano. O levantamento é importante para a Prefeitura planejar ações ambientais para preservar esses recursos naturais e, assim, garantir melhor qualidade de vida para a população.