Prefeitura implanta sinalização de solo na Estrada Sabina Baptista de Camargo, próximo ao Condomínio Residencial Anauá

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, iniciou, nesta segunda-feira (12/07), mais uma etapa do serviço de sinalização de solo. O trabalho foi realizado na Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, conhecida como Estrada da Granja, próximo da entrada do condomínio residencial Anauá. Na região, as equipes da Administração Municipal implantaram a pintura de faixas brancas zebradas; linha branca direcional; legendas para a atenção do motorista como "PARE" e "DEVAGAR"; setas direcionais; faixas zebradas e duplas amarela, além da demarcação indicando ponto de ônibus.

"Continuaremos o trabalho no local nos próximos dias. Concluiremos o serviço na região ainda nesta semana. Na área, também estamos implantando uma adequação, com a criação de uma faixa exclusiva de entrada que garante facilidade de acesso ao condomínio oferecendo maior segurança viária aos motoristas e pedestres que circulam pela área. Também construiremos uma lombada para ajudar no controle da velocidade dos veículos.  Estas ações garantem um trânsito seguro nas ruas e avenidas de grande circulação de veículos e pedestres", explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

TRÂNSITO SEGURO NA CIDADE

Desde 2017, a Prefeitura de Hortolândia implementa um conjunto de ações que diminuíram os acidentes de trânsito no município. Entre eles estão: a implantação da fiscalização eletrônica, a partir de 2018; o levantamento estatístico e mapeamento dos bairros e pontos mais perigosos da cidade com relação ao trânsito; a ação de combate a acidentes nos pontos considerados críticos, como a Av. Santana, no Jardim Amanda; o reforço na sinalização viária em vários bairros, bem como as obras de infraestrutura realizadas em todo o município, como abertura de novas avenidas dotadas de dispositivos de segurança viária como semáforos, ciclovia e sinalização antes inexistentes.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o número de mortes no trânsito em Hortolândia, no período de janeiro a maio, vem caindo ano a ano, de 2017 a 2021.  De acordo com o gráfico “Fatalidades Vias Municipais”, no ano de início do estudo, 2017, o total de óbitos em ruas e avenidas de Hortolândia foi de nove; já no ano final do estudo, 2021, caiu para dois. Já em 2018 houve seis acidentes com morte; em 2019, quatro; e três em 2020.