Prefeitura continua com o cadastro de moradores que querem adotar uma árvore

As árvores são fundamentais na natureza. Elas mantém o equilíbrio do meio ambiente. Reduzem a temperatura, oferecem sombra nos dias de calor intenso. Produzem o oxigênio, gás indispensável para os seres vivos. E, de quebra, embelezam a paisagem. A população pode ajudar para que haja mais árvores na cidade. A Prefeitura de Hortolândia continua com a ação de casa a casa para cadastrar moradores que queiram adotar uma árvore. Nesta semana, o Núcleo de Educação Ambiental, departamento da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realiza o trabalho na região do Jardim São Sebastião.

Na ação, os agentes visitam as residências para orientar os moradores sobre a importância, os benefícios e os cuidados necessários para se manter uma árvore. Os agentes ainda mostram um catálogo com espécies apropriadas para serem plantadas nas calçadas. Dentre as espécies indicadas estão resedá, ipê-amarelo, escova de garrafa, entre outras. Os agentes ainda ressaltam que não é permitido o plantio de árvores frutíferas em calçadas em razão dos frutos poderem cair e causar acidentes. Árvores com raízes vigorosas também não são indicadas para serem plantadas em calçadas em virtude de causar danos ao patrimônio.

Os moradores interessados em adotar uma árvore preenchem o cadastro, com o compromisso de zelar e cuidar da espécie. De acordo com o Núcleo de Educação Ambiental, na ação desta semana no Jardim São Sebastião foram visitadas 80 residências, das quais 39 pessoas preencheram o cadastro. “Os moradores que fizeram o cadastro entenderam a necessidade e a importância de se ter mais árvores na cidade”, destaca a agente do núcleo, Neide Izidoro Martins.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a ação continuará nas próximas semanas, quando os agentes visitarão moradores dos bairros Jardim Mirante, Jardim Boa Esperança, Parque Orestes Ôngaro, Jardim Sumarezinho, Jardim Santiago e Jardim Novo Ângulo.

Além do cadastro de moradores, a Prefeitura de Hortolândia tem realizado o plantio de árvores em diferentes regiões da cidade. Neste ano, a Administração Municipal já fez o plantio de mudas de árvores no Lago da Fé, localizado na região do Parque Gabriel, e no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Outra ação importante de arborização urbana da Prefeitura é o levantamento de espécies existentes no munícipio. O inventário, realizado por empresa contratada, foi iniciado em maio deste ano. O levantamento é importante para a Prefeitura planejar ações ambientais para preservar esses recursos naturais e, assim, garantir melhor qualidade de vida para a população.