Drive-thru Sustentável recolhe mais de 400 objetos de “lixo eletrônico”

A população mostra que incorporou o hábito de fazer o descarte correto de resíduos. Uma prova disso é o resultado do “Drive-thru Sustentável”, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, no sábado (22/05). Cerca de 100 pessoas compareceram à Etec (Escola Técnica) de Hortolândia – Centro Paula Souza, no Remanso Campineiro, para descartar o chamado “lixo eletrônico”. Foram recolhidos na ação, que aconteceu das 8h às 12h, mais de 400 objetos e aparelhos eletroeletrônicos. Os itens mais descartados foram cabos, baterias, pilhas, fones de ouvido, celulares e mouses de computador. Em troca, as pessoas receberam um saco de 1 quilo de adubo orgânico, produzido pelo Viveiro Municipal “Antônio da Costa Santos”, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A ação integra a programação comemorativa dos 30 anos de emancipação política de Hortolândia, celebrada no dia 19 deste mês.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, destacou que o número de pessoas que participaram foi significativo. “O resultado mostra que a população está engajada nas ações ambientais desenvolvidas pela Prefeitura. O descarte correto de resíduos é um trabalho que depende da sensibilização e da participação dos moradores”, salienta Eliane.

A secretária ainda reforça a importância de se fazer o descarte do “lixo eletroeletrônico” separado dos demais tipos de resíduos porque contêm elementos químicos que podem contaminar o meio ambiente e, assim, causar graves malefícios à saúde humana. Os materiais recolhidos no drive-thru serão destinados para a Cooperativa Águia de Ouro, parceira da Prefeitura. A secretária Eliane Nascimento Oliveira destaca que o “lixo eletrônico” tem maior valor agregado para a cooperativa, proporcionando uma renda maior para as pessoas em situação de vulnerabilidade social que trabalham na cooperativa.