Casa a casa e nebulização eliminam o Aedes aegypti em diferentes fase de vida do mosquito

Para uma eliminação mais efetiva do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika, a Prefeitura de Hortolândia realiza simultaneamente os trabalhos de casa a casa e de nebulização em diferentes regiões da cidade. De acordo com a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, as duas ações são complementares e precisam ser feitas juntas, pois eliminam o mosquito em diferentes fases de vida. Nesta semana, a UVZ executa a ação de casa a casa no Jardim Terras de Santa Maria e no Jardim Novo Ângulo. Já a nebulização será feita no Jardim Santana. A Prefeitura solicita para que os moradores recebam os agentes e os deixem entrar em suas casas para realizar os trabalhos. Os agentes estão identificados com uniforme e crachá.

Na ação de casa a casa, os agentes do órgão visitam as casas dos moradores para fazer a busca ativa e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. A ação é para eliminar o mosquito ainda na fase de larva. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório.

A UVZ salienta que o mosquito se reproduz em água parada. Para evitar o acúmulo de água parada em casa, os moradores podem adotar medidas simples que ajudam no combate à proliferação do Aedes aegypti. Dentre os cuidados estão manter tampados tonéis, barris e caixas d’água, colocar telas em ralos e mantê-los limpos, deixar garrafas com a boca virada para baixo e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda. De acordo com o órgão, cerca de 80% dos focos de Dengue estão nas casas das pessoas.

Outra atitude dos moradores que ajuda no combate ao Aedes aegypti é evitar fazer o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas e em terrenos baldios. A Prefeitura reforça a orientação para que a população faça o descarte de resíduos e materiais reaproveitáveis nos 11 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) existentes no município.

Já a nebulização elimina o mosquito Aedes aegypti na fase adulta. Para isso, os agentes do órgão também visitam as residências dos moradores. Eles utilizam nebulizadores costais motorizados para espalhar o inseticida em forma de vapor. A UVZ ressalta ainda que as duas ações juntas não surtem efeito se a população não colaborar e também fazer sua parte. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o município registra até o momento 685 notificações de Dengue, das quais 219 casos positivos, 280 casos negativos, 186 aguardam resultado e nenhum óbito.