Time de ginástica rítmica do projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura faz bonito em competição internacional

O time de ginástica rítmica do projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura de Hortolândia conquistou, mais uma vez, um grande resultado em torneio on-line, disputado pelas meninas durante a pandemia do Coronavírus, para se manterem em forma e no ritmo de competição. Neste final de semana, sábado (24/04) e domingo (25/04), as hortolandenses foram umas das representantes brasileiras no torneio MGym Eventos Esportivos, evento realizado por meio de um aplicativo, para atletas com idade à partir dos 7 anos. A competição internacional, com cerca de 200 participantes, também reuniu competidoras do México, Filipinas, Espanha e Grécia.

A equipe comandada pela treinadora do projeto Escolinhas Esportivas, Izabele Scheffer, alcançou as primeiras colocações em diversas categorias. Na Infantil/Pré-Infantil "Mãos Livres", Milena Souza da Silva, Lays Batista e Sofia Pires terminaram o torneio em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. Na categoria Juvenil, Alice Novaes concluiu a apresentação na segunda colocação. Na categoria Juvenil "Bola", a hortolandense Maria Gonçalves Mass ficou com a medalha de ouro. Fechando a participação de Hortolândia na disputa, na categoria Juvenil "Maças", Alice Novaes foi a primeira colocada, Thaisa Onishi ficou com a terceira colocação e Marina Gonçalves foi a quinta colocada.

Sophia Rossi, da categoria "Iniciante" terminou em primeiro lugar em "maças" e segundo em "mãos livres". Júlia Sena foi a sexta colocada na categoria "vídeos" e Isabelle Silva na categoria "Juvenil Intermediário" "Bolas", foi a segunda colocada.

"As meninas da ginástica rítmica de Hortolândia continuam orgulhando a cidade e o Brasil, já que também representaram nosso país contra representantes do mundo todo. A força de vontade das garotas hortolandenses, além de nos orgulhar, serve de inspiração para quem busca conquistar os seus objetivos", comenta o secretário de Esporte e Lazer, Jonas Pereira Lima.

Desde o início da pandemia, as meninas, com a ajuda da treinadora, realizam treinos, além das competições, por meio de um aplicativo. A ação virou rotina para o time de ginástica rítmica de Hortolândia. "O apoio da treinadora e a vontade das meninas são essenciais para a manutenção da rotina de treinamentos e do bem-estar delas, fisicamente e emocionalmente", explica Fabiana Souza, representante da organização de mães das ginastas.

GINÁSTICA RÍTMICA É TRADIÇÃO EM HORTOLÂNDIA

A modalidade de Ginástica Rítmica foi implantada nas Escolinhas Esportivas da Prefeitura em 2005. Antes da pandemia, aproximadamente 200 alunas, na faixa etária entre 4 e 18 anos, participavam dos treinamentos, realizados na Academia Municipal (Centro) e nos ginásios Victor Savala (Jd. Nossa Senhora de Fátima) e Gino Bernardini, reformado recentemente (ao lado do campo do Rosolem).

Com a inauguração da Estação Cidadania de Esportes, no Jardim Amanda, a Prefeitura ampliará o atendimento gratuito à comunidade esportiva da cidade após a volta presencial das atividades esportivas. De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, futuramente, no local, serão abertas duas mil vagas em 11 modalidades no projeto Escolinhas Esportivas. Além da ginástica rítmica, poderão ser realizados, gratuitamente, treinos de atletismo, em 100 metros rasos, salto em distância e arremesso de peso, basquete, vôlei, handebol, futsal, karatê, judô, zumba, ginástica funcional e jiu-jitsu.