Prefeitura de Hortolândia orienta famílias sobre como cuidar corretamente dos idosos durante a pandemia

Com a pandemia do Coronavírus e a maior permanência das pessoas em casa, vínculos afetivos entre familiares foram fortalecidos. A maior preocupação dos parentes é cuidar dos entes idosos, que são um dos grupos vulneráveis à COVID-19. Por este motivo, a Prefeitura de Hortolândia orienta familiares sobre como cuidar corretamente dos membros da 3ª idade para evitar que eles contraiam o vírus.

De acordo com a Secretaria de Saúde, famílias com idosos que convivem juntos em um mesmo local devem continuar a manter o isolamento social e seguir todos os protocolos sanitários para evitar a disseminação do Coronavírus.

Caso a pessoa da família responsável em cuidar do idoso tenha que sair de casa, ela deve manter o uso obrigatório de máscara em lugares externos e evitar aglomeração. “Ao voltar para casa, a pessoa deve também utilizar máscara. E, se possível, trocar a roupa que usou quando saiu”, salienta o secretário adjunto de Saúde, Rodrigo Freire. Vale ressaltar ainda que a máscara sempre deve cobrir o nariz e a boca. O item de proteção não deve ficar no queixo ou cobrindo somente a boca.

Outro cuidado importante que o secretário adjunto destaca é que a pessoa da família responsável em cuidar do idoso deve higienizar bem as mãos, com uso intensivo de sabão e álcool gel, antes e depois de todas as vezes que for manusear utensílios que o idoso utiliza, tais como pratos, talheres, copos, entre outros. Outra orientação é manter arejado o ambiente do local onde o idoso vive e trocar com maior frequência a roupa de cama.

Os demais membros da família devem ficar atentos em caso da pessoa cuidadora ou do idoso começarem a apresentar sintomas suspeitos da COVID-19. “Ao notar a presença desses sinais, a família deve ficar alerta, isolar a pessoa cuidadora ou o idoso e buscar orientação médica”, ressalta o secretário adjunto, Rodrigo Freire. Confira abaixo a lista dos sinais:

– Dor de cabeça

– Coriza nasal

– Tosse seca

– Falta de ar

– Dor no corpo

– Febre

– Perda do paladar ou olfato

– Desânimo

Em caso de suspeita, a família deve procurar atendimento para o paciente na Unidade Respiratória, montada anexa à UPA (Unidade de Pronto Atendimento)-24h Nova Hortolândia.

VACINA

Mesmo com o início nesta segunda-feira (08/02) da imunização para idosos com 90 anos ou mais, o secretário adjunto Rodrigo Freire salienta que a  vacina não proporciona imunidade imediata ao vírus e que os cuidados sanitários precisam ser mantidos.

A Secretaria de Saúde ressalta que a vacinação para idosos com 90 anos ou mais que fizeram o pré-cadastro no site da Prefeitura prossegue, bem como para profissionais da rede particular de saúde.

PRÉ-CADASTRO

A Prefeitura de Hortolândia mantém o pré-cadastro para a segunda fase da vacinação contra a COVID-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, o pré-cadastro é para melhor organizar o agendamento para o início da vacinação e, com isso, evitar aglomeração, conforme os protocolos sanitários para evitar a disseminação do Coronavírus.

Idosos com 60 anos ou mais podem fazer o pré-cadastro online, por meio do site da Prefeitura (Clique aqui). Basta clicar no respectivo banner. No pré-cadastro, o interessado deverá informar nome, bairro, telefone, data de nascimento, número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), informar se tem alguma deficiência motora, que dificulte o acesso ao local de vacinação.

A Secretaria de Saúde fará a verificação destes dados com o cadastro da pessoa no e-SUS, que é o banco nacional de dados do sistema público de saúde. Caso os dados estejam corretos, a informação do agendamento de cada pessoa estará disponível para consulta no site da Prefeitura. Para fazer a consulta, é necessário informar o CPF e a data de nascimento.

Em caso dos dados estarem incorretos, o morador será orientado a entrar em contato com a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa para atualizar os dados. Quem tiver o pré-cadastro negado em virtude de desatualização de dados também pode entrar em contato com a Prefeitura via WhatsApp pelo número (19) 99976-4720. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A data da aplicação da vacina será agendada conforme a ordem de prioridade definida pela Secretaria Estadual de Saúde e mediante a entrega do imunizante pelo governo estadual.