Prefeitura conclui reparos nas tubulações subterrâneas em via próxima à lagoa do Jardim Amanda

A Prefeitura de Hortolândia concluiu os reparos em tubulações que cederam no trecho da rua Duque de Caxias, entre as duas lagoas, no Jardim Amanda. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a área está totalmente recuperada, incluindo o pavimento da via. No local, a força da água das fortes chuvas entre o final do ano passado e este mês, causaram o rompimento de tubulações de águas pluviais.

Como a área está entre as duas lagoas, ela é naturalmente mais úmida. Isso causou o solapamento do solo, que é a infiltração seguida de afundamento causada pela grande quantidade de água. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, para o conserto das tubulações, o asfalto foi retirado, a tubulação recebeu manutenção e, depois, a área foi aterrada com nova base e pavimento.

ZELADORIA E MEIO AMBIENTE

Desde a manhã desta terça-feira (26/01), as equipes da Prefeitura também realizam mutirão de serviços nas redes de esgoto e águas pluviais. No Jardim Amanda foram realizadas vistorias para evitar ligações irregulares na rede de esgoto além de desobstruções para retirar materiais descartados irregularmente que possam causar entupimentos e rompimentos na rede. Reparos também aconteceram nas redes de esgoto e águas pluviais nos jardins Santa Emília e São Jorge.

Mutirão de limpeza e poda do mato também foram realizados em diferentes regiões da cidade. Espaços públicos, áreas verdes, praças, parques, ruas e avenidas do bairro Remanso Campineiro e do Jardim Rosolém receberam limpeza. Já a poda do mato foi intensificada no Jardim Amanda; Jardim Santa Clara do Lago; Praça da Penha; UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim São Jorge e na avenida da Emancipação, onde o trabalho acontece desde a semana passada. A ação evita o descarte irregular de lixo e entulho e o abrigo de animais peçonhentos que possam causar doenças como a Dengue.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas que praticam crime ambiental como ligações irregulares da rede de esgoto que poluem rios, riachos, lagos e mananciais e o descarte irregular de lixo e entulho em espaços públicos, praças, parques, áreas verdes, ruas e avenidas da cidade, pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, disponível para download gratuito, nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.