Para evitar acidentes, avenida Thereza Ana Cecon Breda ganha lombadas

A Avenida Thereza Ana Cecon Breda, em frente ao bairro Chácaras Recreio Alvorada, quase na divisa com Sumaré, acaba de ganhar duas novas lombadas, nesta segunda-feira (11/01). Com a medida, a Prefeitura de Hortolândia visa levar mais segurança viária à região, contribuindo para evitar acidentes causados por excesso de velocidade.

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, a primeira lombada, já pintada e sinalizada por técnicos do Setor de Pintura e Sinalização Semafórica, foi implantada no sentido Sumaré-Hortolândia. A segunda, localizada a cerca de 100 metros da primeira, foi implantada no sentido oposto, Hortolândia-Sumaré.

Segundo o diretor de Operações, José Eduardo Vasconcellos, motoristas vindos da cidade vizinha costumam dirigir em alta velocidade pela região. Daí a importância da implantação dos equipamentos. “Solicitamos ao motoristas que dirijam mais devagar por ali, que entrem na cidade em velocidade mais reduzida, porque há um complexo de rotatórias e, às vezes, isso pode ocasionar acidentes”, alerta o diretor.

Obra de grande porte

Desde 2019, a Av. Thereza Ana Cecon Breda passa por grande obra de urbanização e duplicação, em execução pela Prefeitura. A obra inclui etapas importantes, dentre elas a construção de uma galeria para captar a água da chuva e evitar enchentes; a construção de ciclovia e calçada para pedestres; a implantação de uma rotatória no acesso ao bairro Chácaras Recreio Alvorada; o alargamento da via; e um portal de entrada da cidade, no limite do município com Sumaré. As obras acontecem no trecho localizado entre o Jd. das Colinas até a divisa com a cidade vizinha.

De acordo com a Secretaria de Obras, a duplicação abrange cerca de 940 metros da avenida, próximo ao Instituto Federal. Neste trajeto, a via contará com canteiro central, ciclovia e calçada para pedestres em uma das laterais, além de paisagismo e iluminação com luminárias de LED. A obra está avançada.