Para levar mais segurança a alunos, Prefeitura implanta lombada em frente à escola estadual

Para a Prefeitura de Hortolândia, segurança viária é uma prioridade no município. Nesta segunda-feira (27/04), equipes da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, implantaram lombada na rua José Alves Pereira, no Residencial João Luiz, em frente à E.E. (Escola Estadual) Parque Odimar. O objetivo da ação é fazer os motoristas diminuírem a velocidade ao passar em frente à unidade de ensino e, consequentemente, evitar acidentes no local, na volta às aulas. Além da lombada, sinais de alerta, com as palavras LOMBADA e DEVAGAR foram pintadas no solo.

"Esta ação é mais uma relacionada à segurança viária no município. A via que recebeu uma lombada, nesta segunda-feira, é bastante movimentada e, após o retorno das aulas, teremos travessia de jovens no local. O motorista deve se conscientizar de que é necessário diminuir a velocidade e respeitar os limites para evitar acidentes", explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcelos.

Mais segurança viária

A Prefeitura também implanta e reforça sinalização de solo no Parque Ortolândia. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, desde março do ano passado, mais de 16 mil quilômetros de via já receberam o trabalho. Atualmente, o serviço acontece em ruas paralelas à avenida Olívio Franceschini, próximo ao Terminal Metropolitano de Hortolândia. Já foram realizadas pinturas de faixas de pedestres, faixas duplas amarelas. Além disso, a ciclovia que atravessa o local recebe a pintura na cor vermelha, característica da malha cicloviária.

Trânsito mais seguro dos últimos cinco anos

De acordo com dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), Hortolândia registra os menores índices de violência no trânsito desde 2015, quando o órgão passou a disponibilizar as estatísticas, por meio do site oficial da entidade.

O pacote de medidas para reduzir os acidentes de trânsito, criado pela Prefeitura de Hortolândia, em 2017, inclui o reforço na sinalização, instalação de radares para fiscalização, que funcionam desde janeiro do ano passado, e ações educativas com motoristas e a comunidade em geral.