Prefeitura continua mutirão de limpeza e poda de mato no Jardim Amanda

O mutirão de zeladoria, realizado por equipes da Prefeitura de Hortolândia continua no Jardim Amanda. Nesta segunda-feira (02/03), equipes da Administração intensificaram a poda do mato e a limpeza nos canteiros centrais das avenidas Santana, Brasil e Princesa Isabel e em áreas verdes localizadas nas ruas Casemiro de Abreu e Duque de Caxias, além da praça localizada em frente a UPA 24 horas (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro. O trabalho faz parte do pacote de melhorias realizadas pela Prefeitura no Jardim Amanda, desde o ano passado.

Além da poda do mato e da limpeza, realizadas em grande escala por todo o bairro, o entorno da lagoa recebeu, no final do ano passado, iluminação de LED e instalação de banquinhos e mesas. No espelho d'água, foram retiradas as plantas aguapés, que cresceram se alimentando do descarte irregular de esgoto. A fiscalização contra este crime ambiental continua. Também no espelho d'água, a Prefeitura realiza, principalmente neste período chuvoso, a retirada de sedimentos orgânicos para evitar enchentes, permitindo maior fluidez da água.

"Este trabalho é feito com maior intensidade nesta época do ano, pois o crescimento do mato é acelerado pela grande quantidade de chuvas que atingem a cidade. Também é importante a realização do serviço para que pessoas que descartam lixo e entulho de forma irregular não cometam este crime ambiental. Muitas vezes, o mato pode esconder estes materiais, que servem como abrigo para animais peçonhentos, além do mau cheiro nestas áreas", explica o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Raimundo da Silva.

PREVINA-SE CONTRA A DENGUE

A população deve ficar atenta à objetos que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika. Garrafas, baldes e outros recipientes precisam ficar protegidos da água da chuva.

A Prefeitura pede a colaboração para a população não descartar irregularmente lixo, entulho e resíduos. A ação é crime ambiental sujeito a multa. Atualmente, os valores variam de R$ 340 a R$ 34.000. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.