Prefeitura e Sebrae capacitam mais de 1.000 empreendedores em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia fomenta o empreendedorismo. Prova disso é que a Administração, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), capacitou 1.015 empreendedores em 2019. Estes profissionais participaram de 65 atividades, dentre cursos, oficinas e palestras, promovidas no ano passado. Já as atividades do programa Super MEI (Microempreendedor Individual) contaram com a participação de 159 empreendedores.

O balanço das atividades realizadas pelo órgão, em 2019, foi apresentado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação no “Encontro de Parceiros Sebrae Aqui”, promovido pelo Sebrae de Campinas, sexta-feira passada (31/1). O evento contou com a participação de representantes do órgão de sete municípios da região.

No encontro, o gerente regional do Sebrae de Campinas, Nilcio Cairbar de Souza Freitas, destacou que a atuação do Sebrae Aqui de Hortolândia é referência na região. “O Sebrae Aqui de Hortolândia tem se mostrado protagonista na região, cumprindo um papel de relevância para a estratégia do Sebrae-SP. O posto de Hortolândia foi o principal solicitante de crédito em nosso Programa Juro Zero em todo o ano de 2019. Tudo isso graças à sua atuação proativa e ao envolvimento da Prefeitura nas atividades realizadas pelo órgão”, salientou Nilcio.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet, a atuação do órgão tem acompanhado o ritmo de crescimento da cidade. “Hortolândia é uma cidade que cresceu muito rápido em apenas 28 anos de emancipação, alcançando quase 100% de água e esgoto tratados e quase 100% de vias asfaltadas, e com a presença de grandes empresas. Por meio do posto do Sebrae Aqui, a Prefeitura atua com um olhar direcionado para o empreendedor da cidade, focado em entender quais são suas necessidades, e oferecer ferramentas para fomentar o seu negócio”, destacou Monique.

O empreendedorismo é uma das atividades econômicas que impulsiona a retomada do desenvolvimento da cidade, com geração de emprego e renda, uma das prioridades do prefeito Angelo Perugini. Os dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, comprovam esta retomada do desenvolvimento. Segundo o Caged, o município fechou 2019 com saldo positivo de 823 empregos.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, o setor de serviços, que conta com grande número de empreendedores, foi mais uma vez o que mais empregou na cidade, com saldo de 699 vagas criadas no ano passado.

Além de atividades de capacitação e qualificação profissional, o posto do Sebrae Aqui, que fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco, oferece informações e orientações para os empreendedores. De acordo com o balanço, o posto realizou 5.064 atendimentos em 2019.

POSTO SEBRAE AQUI

O posto do Sebrae Aqui de Hortolândia foi reaberto pela Prefeitura, em 2017. O órgão tem como objetivo dar suporte, orientar e realizar agendamento de maneira individual ou coletiva às pessoas interessadas em abrir sua empresa e empresários que busquem se capacitar para melhorar o rendimento do seu empreendimento. O posto do Sebrae Aqui também oferece serviços de diagnóstico e direcionamento dos micro e pequenos empreendedores, além de ministrar cursos e palestras de capacitação ao público-alvo. O posto fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco.