“Achei Um Livro” realiza edição de Natal no Parque Irmã Dorothy, nesta sexta-feira (20/12)

Quem ainda não encontrou um livro, terá a última oportunidade do ano. A Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte” realiza, nesta sexta-feira (20/12), a última edição deste ano do projeto “Achei Um Livro” no Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”. A ação integra a programação do 3º Natal Sustentável, realizado pela Prefeitura de Hortolândia no próprio parque, localizado na rua Manoel Antonio da Silva, 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, serão espalhados 15 livros, de diferentes gêneros literários de ficção e não ficção. As obras serão deixadas em bancos, árvores e nos espaços temáticos que integram a decoração do Natal Sustentável, como “A Vila Sustentável de Noel”, a “Ponte Estaiadinha de Noel”, entre outros. Silva ressalta que os livros não ficarão escondidos, eles serão deixados aleatoriamente. A ideia é instigar a curiosidade das pessoas e fazer com que elas peguem os livros e os levem para casa.

Os livros estarão embrulhados em papel com a identidade visual da biblioteca, fita na cor vermelha em referência ao Natal. Na parte externa do embrulho, colado no alto, à esquerda, um aviso traz dicas sobre os temas da obra com os seguintes dizeres: “Pegue este livro se você está interessado em: ...”, e com um cartão com o número do BiblioZap, serviço de atendimento da biblioteca via aplicativo WhatsApp. O número é (0 XX 19) 99578-6759.

Quem achar um livro pode ajudar na divulgação do projeto nas redes sociais. Basta postar uma mensagem ou foto do livro achado com as hashtags #acheiumlivrohortolandia e #bibliotecacentralhto. Os sortudos também podem enviar mensagem e/ou foto para o BiblioZap.

A Prefeitura realizou, neste ano, o projeto fora da região central, onde está localizada a biblioteca, com o objetivo de divulgá-la e estimular moradores de outras regiões da cidade a usufruir a estrutura da biblioteca. Em 2019, o projeto “Achei Um Livro” aconteceu no Jardim Amanda, Jardim Santa Clara do Lago e nas imediações do próprio Parque Dorothy.

O projeto “Achei Um Livro” foi criado em setembro de 2018. Por meio do projeto, a Prefeitura visa a formação e o cadastro de novos leitores na biblioteca, além de estimular a população a conhecer o espaço e, com isso, desmistificar a ideia de que a biblioteca é um lugar elitizado e mostrá-la como um ponto de convivência e de difusão de cultura. Atualmente, a Biblioteca Municipal conta com acervo de 16.000 títulos e cerca de 5.000 usuários cadastrados. Os leitores podem consultar o acervo da biblioteca on line por meio do site http://biblivre.hortolandia.sp.gov.br/Biblivre5/single/.

A Biblioteca Municipal“Terezinha França de Mendonça Duarte” fica no piso inferior do Open Shopping, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central. Mais informações podem ser obtidas pelo BiblioZap, pelo telefone 3887-1684, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

3º NATAL SUSTENTÁVEL

O 3º Natal Sustentável tem decoração natalina feita com materiais reaproveitados, com destaque para “A Árvore de Natal Reciclável”, e espaços temáticos como o vilarejo com a “A Casa de Papai Noel”, instalado na Casa de Bambus, que terá o espaço “Leitura de Noel” e a “Fábrica de Brinquedos”, a “Casa de Barro Sustentável”, a “Ponte Estaiadinha de Noel”, o talude reforçado com jardins floridos e o barracão em madeira reaproveitada para apresentações culturais.

Durante o Natal Sustentável, que vai até este domingo (22/12), o Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang” funcionará em horário diferenciado: de segunda a quinta-feira, das 14h às 22h, e de sexta-feira a domingo, das 14h às 23h. O evento tem, ainda, programação musical, que também vai até o domingo, e praça de alimentação, que funcionará no sábado (21/12) e domingo (22/12).