Biblioteca Municipal implanta cadastro digital para novos leitores

Você quer se tornar usuário da Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”? Saiba então que agora o processo para se cadastrar está mais ágil. A biblioteca implantou, nesta semana, o cadastro digital para novos usuários.

De acordo com o coordenador da biblioteca, Rafael Antônio da Silva, com o novo sistema a pessoa interessada não precisará mais levar uma foto 3X4. A imagem será feita na hora por meio de uma webcam. “Com esta novidade, a Prefeitura busca dinamizar o atendimento e tornar o acesso à biblioteca mais democrático. Existe grande procura de pessoas que querem se tornar usuárias da biblioteca, mas algumas delas desistem por não ter a foto 3X4”, explica Silva. O interessado também não precisará mais preencher à mão a ficha de cadastro. O preenchimento é feito pelos funcionários da biblioteca, direto no computador.

Para fazer o cadastro é necessário ser morador da cidade e apresentar cópia da Carteira de Identidade (RG) e cópia de comprovante de residência. Já para menores de idade, é necessário que o pai, a mãe ou responsável leve cópia da Carteira de Identidade. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). De acordo com o coordenador, a biblioteca tem cerca de 5.000 leitores cadastrados.

Ao fazer o cadastro, o usuário já pode pegar livros emprestados, bastando apresentar a Carteira de Identidade.  Depois de 14 dias, ele receberá da biblioteca a Carteirinha de Leitor.

A biblioteca ainda oferece outra facilidade aos usuários. A renovação do prazo de empréstimo de livros pode ser feita pelo BiblioZap, o serviço de atendimento via aplicativo WhatsApp. A renovação pelo BiblioZap só pode ser feita no prazo estipulado de devolução, que é de 14 dias, e caso os livros não estejam em lista de reserva. A renovação e o atendimento via WhatsApp são realizados somente no horário normal de funcionamento da biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50. O número do WhatsApp da biblioteca é (019) 99578-6759. Os leitores podem consultar o acervo da biblioteca on line por meio do site http://biblivre.hortolandia.sp.gov.br/Biblivre5/single/. Atualmente, a biblioteca conta com acervo de cerca de 16 mil títulos.

A Biblioteca Municipal fica no piso inferior do Open Shopping, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone é 3887-1684, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .