Prefeitura realiza ação de combate à Dengue no Jd. Boa Esperança, neste sábado (29/11)

O trabalho de combate à Dengue realizado pela Prefeitura de Hortolândia estará no Jd. Boa Esperança, neste sábado (29/11). Agentes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses) visitarão casa a casa, das 8h às 13h, levando orientações aos moradores de como eliminar criadouros do Aedes aegypit, mosquito transmissor da Dengue, Chykunguinya e Zika. Neste ano, Hortolândia registra 1.257 casos positivos de Dengue, entre eles, dois óbitos.

A população pode colaborar com o trabalho da Prefeitura permitindo o acesso dos agentes aos imóveis. Os profissionais da UVZ estão identificados com camiseta e crachá da Prefeitura. Durante a visita, não são solicitados dados bancários nem documentos pessoais dos moradores.

Entre as dicas da UVZ para evitar criadouros do Aedes aegypti estão: proteger ralos com tela; observar calhas com frequência; vedar caixas d’água; proteger da chuva objetos que acumulam água; limpar o compartimento de degelo das geladeiras; guardar brinquedos em local coberto; trocar a água das vasilhas dos animais com frequência; entre outras orientações.

Nesta semana, a Prefeitura apresentou o Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses para 2020 aos representantes de um comitê formado por diversos setores municipais. O documento prevê atividades educativas nas escolas, organização dos serviços de saúde para o atendimento aos casos suspeitos, ações de zeladoria e limpeza urbana para eliminação de criadouros, além de orientação à população, que deve ser parceria da Prefeitura no combate a essas doenças.

Para conscientizar a população sobre a importância de manter quintais e casas livres de objetos que possam acumular água, a Prefeitura de Hortolândia lançou, em 2017, o Programa Agenda Verde, ação que envolve diversas atividades, como mutirões, Cata Bagulho, plantio de árvores em terrenos antes usados para descarte de lixo, tudo com o objetivo de deixar a cidade mais limpa. Além de colaborar com a manutenção urbana, a Agenda Verde busca despertar na população o sentimento de parceria, uma vez que todos são responsáveis pela limpeza da cidade. A Prefeitura acredita que mobilizando a população, será mais fácil resolver, em conjunto, questões ambientais que se tornam problemas de saúde pública.