Prefeitura adota teste rápido para identificar Dengue

Desde o começo desta semana, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão recebendo kits com teste rápido para identificação de Dengue e Chikungunya. A Prefeitura de Hortolândia adquiriu cerca de 800 testes, capazes de identificar estas doenças após o primeiro dia de sintomas. Com esta testagem, a Secretaria de Saúde pretende agilizar o diagnóstico e os cuidados necessários para a recuperação dos pacientes. Com o exame de sangue tradicional, levaria cerca de 30 dias para os casos de dengue serem confirmados.

De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Coletiva da Prefeitura, Antônio Roberto Stivalle, os profissionais das UBSs recebem capacitação sobre como fazer o teste. “Os médicos vão avaliar caso a caso qual paciente pode fazer o teste rápido. Antes, os casos de Dengue e Chikungunya eram identificados pelos sintomas apresentados e só depois confirmados pela sorologia (exame de sangue). Agora, vamos conseguir saber, em poucos minutos, se a pessoa tem Dengue”, enfatizou Stivalle.

O teste rápido é realizado com uma gota de sangue, retirada com uma picada realizada com agulha na ponta do dedo do paciente. O diretor de Saúde Coletiva ressaltou que, assim como todo teste rápido, a eficácia não é de 100%. “Por isso, os casos positivos serão encaminhados para sorologia, para que o exame de sangue valide o resultado positivo”, completou. A previsão da secretaria de Saúde é que, até o final do mês, todas as UBSs da cidade já estejam realizando o teste rápido para Dengue e Chikungunya.

Equipes de combate à Dengue percorrem as ruas do Jd. Nova Hortolândia e Terras de Santa Maria, nesta semana

Agentes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses) que atuam no trabalho de combate à Dengue estarão na região do Jd. Nova Hortolândia, até a sexta-feira (22/11). A ação consiste na visita aos moradores para levar orientações de como eliminar criadouros do Aedes aegypit, mosquito transmissor da Dengue, Chykunguinya e Zika. Neste ano, Hortolândia registra 1.253 casos positivos de Dengue, entre eles, dois óbitos.

A população pode colaborar com o trabalho da Prefeitura permitindo o acesso dos agentes aos imóveis. Os profissionais da UVZ estão identificados com camiseta e crachá da Prefeitura. Durante a visita, não são solicitados dados bancários nem documentos pessoais dos moradores.

Entre as dicas da UVZ para evitar criadouros do Aedes aegypti estão: proteger ralos com tela; observar calhas com frequência; vedar caixas d’água; proteger da chuva objetos que acumulam água; limpar o compartimento de degelo das geladeiras; guardar brinquedos em local coberto; trocar a água das vasilhas dos animais com frequência; entre outras orientações.

Para conscientizar a população sobre a importância de manter quintais e casas livres de objetos que possam acumular água, a Prefeitura de Hortolândia lançou, em 2017, o Programa Agenda Verde, ação que envolve diversas atividades, como mutirões, Cata Bagulho, plantio de árvores em terrenos antes usados para descarte de lixo, tudo com o objetivo de deixar a cidade mais limpa. Além de colaborar com a manutenção urbana, a Agenda Verde busca despertar na população o sentimento de parceria, uma vez que todos são responsáveis pela limpeza da cidade. A Prefeitura acredita que mobilizando a população, será mais fácil resolver, em conjunto, questões ambientais que se tornam problemas de saúde pública.

A Prefeitura também criou, em setembro do ano passado, o Plano Municipal de Combate a Arboviroses, com a proposta de prevenir doenças causadas por picadas de mosquito. Com este plano, a Prefeitura traça as ações básicas para combate às doenças, como eliminação de criadouros do Aedes Aegypti por meio de mutirões semanais; prevenção, com orientação à população; e tratamento de pacientes, incluindo a conduta dos profissionais da rede de saúde quanto à necessidade de notificação dos casos suspeitos, até o atendimento hospitalar dos casos mais graves.