Com limpeza de área, Prefeitura inicia trabalho para construção de nova ponte no Jd. São Sebastião

Nesta terça-feira (15/10), teve início a limpeza da área onde a Prefeitura de Hortolândia construirá a nova ponte de ligação do Jd. São Sebastião ao Jd. Interlagos. Máquinas trabalham na remoção de mato e adequação do terreno onde a estrutura será construída sobrepondo o córrego que divide os bairros. A ponte terá 308 metros de extensão, unindo as ruas Boca de Leão, no Jd. São Sebastião, e Joaquim Marcelino Leite, no Jd. Interlagos. A obra estrutural começa nos próximos dias. A obra faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) e será realizada com recursos financiados pelo Banco CAF. A previsão é que a ponte seja finalizada no próximo ano.

Com a ponte, a Administração Municipal garantirá um sistema viário mais seguro e eficaz entre os bairros. A nova estrutura terá 10 metros de altura por 20 metros de largura. Além da construção da ponte, a obra contemplará a canalização do córrego em um trecho de 35,80 metros.

De acordo com a Secretaria de Obras, a ponte que será construída pela Prefeitura substituirá a atual passagem de veículos, que tem pista simples e atravessa um córrego. “Com a finalização desta obra, a população que utilizará a ponte terá maior facilidade no acesso entre os bairros, principalmente em dias de chuva”, destaca o secretário de Obras, Sérgio Torrecilas.

Como a passagem atual fica no nível da rua, sempre que chove forte a água do córrego transborda e impede o tráfego de veículos. Apesar de a rua Boca de Leão estar a apenas 270 metros da rua Joaquim Marcelino Leite, com o bloqueio no trânsito os motoristas são obrigados a fazer um desvio pela região central da cidade, trajeto de nove quilômetros, equivalente a 20 minutos de carro.

OBRAS DO PIC

Esta é mais uma obra viária do PIC, que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas pela Prefeitura por meio de parcerias com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.