Prefeitura promove palestra sobre violência sexual na infância

Evento aconteceu, na manhã desta quarta-feira (28/08), no CREAS, no Remanso Campineiro

Famílias atendidas pelo Paefi (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos) participaram, na manhã desta quarta-feira (28/08), de palestra sobre “Violência sexual contra crianças e adolescentes: mitos e verdades”. O tema foi abordado pelos assistentes sociais Maysa Martins e Luís Alexandro Rangel, em reunião com 20 pessoas, na sede do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), localizado na Rua Francisco Castilho, 298, no Remanso Campineiro.

Na palestra, os participantes foram informados que 71,2% dos casos de violência sexual contra meninas entre um e nove anos de idade acontecem dentro da própria casa e 3,7% na escola; 33,85 de maneira repetitiva. Nestes casos, o abusador é homem em 80,8% das ocorrências; em 39,8% delas, a violência é causada por alguém que tem parentesco ou laço de amizade com a vítima.

Segundo a coordenadora do CREAS, Karina Conrado, o objetivo da ação é debater temas relevantes para as famílias assistidas pelo Paefi e evitar novos casos de violência ou de violação de direitos. Alguns temas são sugeridos pelos próprios atendidos. As reuniões acontecem na última quarta-feira de cada mês.

De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, atualmente são atendidas pelo Paefi no município cerca de 150 famílias em vulnerabilidades social.