“Turnê ambiental” apresenta projetos sustentáveis da Prefeitura a estudantes

Nesta quarta e quinta-feira (24 e 25/04), alunos do Ensino Médio de escola do Jd. Amanda visitaram o Parque Irmã Dorothy Stang

Tão longe, tão perto. A fim de encurtar distâncias e trazer ao Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, moradores de outros bairros de Hortolândia, a Prefeitura promove uma “turnê ambiental” para apresentar à comunidade projetos sustentáveis em andamento. Nesta quarta e quinta-feira (24 e 25/04), cerca de 70 estudantes do Ensino Médio da EE (Escola Estadual) Priscila Fernandes da Rocha, no Jardim Amanda, visitaram o espaço. A maioria deles, pela primeira vez. Localizado na Rua Manoel Antonio da Silva, 415, o parque é um dos principais pontos turísticos do município. Funciona diariamente, das 7h às 17h30.

O roteiro de visitação monitorada, promovido pela Administração, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, inclui ainda outra parada, desta vez no Parque Peron, o Galpão de Triagem de Coleta Seletiva " Maria Tereza Tolkevius Bueno", integrado à URE-Hortolândia (Usina de Reciclagem de Entulhos), onde atua a Cooperativa Águia de Ouro, parceira da Prefeitura na destinação correta de resíduos reaproveitáveis. A iniciativa municipal faz parte do Programa Estadual “Município Verde Azul”, que tem a educação ambiental como uma de suas diretrizes, com foco na proteção e recuperação das nascentes. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo telefone 3887-2193.

Surpresas pelo caminho

Alunos do 1o ao 3o ano e professores circularam pelo parque, envoltos pelo verde. Quem hoje aprecia a beleza das águas cristalinas da lagoa e vê nascentes preservadas nem imagina a história do lugar, agora revitalizado e protegido. Aprenderam com os ambientalistas que a área, onde outrora havia uma grande fazenda, foi aos poucos degradada pela ocupação humana descuidada. Nascentes foram poluídas e o espaço, transformado em “lixão”. A situação começou a mudar a partir de 2006, quando Prefeitura e comunidade se uniram para limpar tudo, recuperar as nascentes e criar um espaço de convivência, inaugurado pelo prefeito Angelo Perugini em maio de 2008.

Nas lagoas, de tom verde-azulado, é possível ver tartarugas, peixes e patos, além de passarinhos e lindas árvores nos arredores. “Após a revitalização do parque, os animais começaram a voltar. Daí hoje esta integração tão importante entre flora e fauna”, explica Ricardo Zanoni, coordenador do Núcleo Ambiental.

Nos espaços de convivência, ao longo das pistas de caminhada, o visitante encontra mesas e bancos feitos com madeiras reaproveitadas, vasos de flores elaborados com pneus velhos decorados e até mesmo uma estrutura de bambus e barro, onde em breve surgirá a “Casa sustentável”.

Durante o “tour” pelo parque, com direito a aula sobre reaproveitamento de resíduos orgânicos, por meio de compostagem, e minhocário, os jovens visitantes passaram também pelo mais novo projeto do Pq. Dorothy, em andamento: o Hortobike, pista de ciclismo, em construção ao lado do estacionamento. Em breve, será mais um espaço de lazer, misto de espaço esportivo, recreativo e de convivência para a população.

“A Iniciativa da turnê tem como objetivo oferecer aos estudantes oportunidade de conhecerem dois lugares excelentes para complementar suas atividades escolares, como o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima e a Cooperativa Águia de Ouro, que fica no Parque Perón”, afirma o agente ambiental. Nos dois locais por onde passa, a visita tem o apoio de quatro integrantes do Núcleo Ambiental da Prefeitura: Ricardo Zanoni, Carlos campos, Neide Martins e André Dutra.

Nesta semana, a visita foi acompanhada pelos professores estaduais Everaldo Sanches Salomão, Solange Cristina Galdino e Vânia Lopes Fonseca.