Banda Municipal abre temporada 2019 do Projeto “Concertos Oficiais”

Apresentações serão nesta terça (09/04) e quinta-feira (11/04) na Escola de Música, no Jd. Sta. Cândida

Os apreciadores da música erudita já podem se alegrar. A Prefeitura inicia a temporada 2019 do “Concertos Oficiais”, um dos projetos culturais mais tradicionais do calendário da cidade. A abertura será com a Banda Municipal, que fará apresentações da série Outono, nesta terça (09/04) e quinta-feira (11/04). Os concertos gratuitos serão às 20h no Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH), órgão da Prefeitura, localizado na rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida. O projeto “Concertos Oficiais” é realizado pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, com o objetivo de difundir a música clássica e formar público. Ao longo do ano, são realizados concertos gratuitos de grupos do CEMMH que marcam a passagem das estações Outono, Inverno e Primavera.

O coordenador do órgão, maestro Marcio Beltrami, explica que neste ano a novidade são os desafios técnicos e artísticos proporcionados pelos repertórios que a Banda Municipal e demais conjuntos do CEMMH apresentarão ao longo da temporada. “Nos concertos, a Banda Municipal e os demais grupos executarão repertórios diferenciados que mesclam o erudito com o popular”, salienta o maestro.

O público poderá conferir isso nos concertos desta terça e quinta-feira. A Banda Municipal apresentará um programa cujo destaque é a obra “First Suite In Eb”, do compositor, arranjador e professor inglês Gustav Holst (1874-1934). “Essa composição é uma referência para os compositores do século XX porque abriu várias possibilidades musicais. Ela é um marco”, ressalta Beltrami.

Outro destaque do programa é a composição “Aquarelas de Sambas”, do maestro e arranjador gaúcho Cyro Pereira (1929-2011). A obra reúne trechos das músicas “Terra Seca”, “Aquarela do Brasil”, “Na Baixa do Sapateiro” (as três de autoria de Ary Barroso) e “Olhos Verdes” (Vicente Paiva). Atualmente, a Banda Municipal é formada por 49 integrantes, alguns dos quais são músicos profissionais que foram alunos do próprio CEMMH.

Abertura da temporada 2019 do Projeto “Concertos Oficiais” – Série Outono com a Banda Municipal:

Datas: 09 e 11/04/2019 (terça e quinta-feira)

Horário: 20h

Local: Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH) – sala “Maestro Eleazar de Carvalho”

Endereço: rua Vicente Palhão, s/nº, Jd. Santa Cândida