Prefeitura e EMS apresentam projeto do Centro de Cuidado ao Idoso

Segunda reunião com padre Nelson Ferreira de Campos, idealizador do espaço, foi nesta quarta-feira (03/04); local terá creche e abrigo permanente para pessoas com 60 anos ou mais

O sonho de construir o primeiro CCI (Centro de Cuidado ao Idoso) em Hortolândia está a um passo de se tornar realidade. O espaço terá abrigo permanente para pessoas em vulnerabilidade social com 60 anos ou mais, além de “creche para idosos”, das 7h às 18h. Na manhã desta quarta-feira (03/04), representantes da Prefeitura e de dois outros parceiros, a empresa farmacêutica EMS e a construtora WKM, apresentaram à idealizadora do espaço, a Paróquia São João Paulo II, a primeira versão do projeto. A segunda reunião do grupo contou com a presença do secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanásio Bueno; do diretor executivo da EMS, Augusto Vizeu; do diretor da WKM, Wilton Keller de Matos; e do padre Nelson Ferreira de Campos. O anúncio da parceria foi feito pelo prefeito Angelo Perugini, no primeiro encontro do grupo, realizado no dia 21 de fevereiro deste ano.

A área cedida pela Administração para abrigar o CCI fica na Rua Antonio Gazzetta (antiga Rua 1), 181, no Jd. Terras de Santo Antonio, ao lado da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Miguel Camilo. De acordo com o projeto, a área total construída será de 2.335 metros quadrados, em um terreno com área total de 7.364,86 metros quadrados. De acordo com a planta apresentada à comunidade, o espaço terá blocos de apartamento separados para homens e mulheres, recepção, salas administrativas, salas de atendimento individual e em grupo, salão multiúso, refeitório, cozinha, lavanderia, despensas, áreas verdes, área de descanso e varanda coberta.

O projeto arquitetônico foi doado pela WKM. Caberá à EMS a responsabilidade pela construção do prédio. A Prefeitura cedeu o terreno e, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, fará a gestão do CCI, após a conclusão da obra.

A unidade terá capacidade de atender de 60 a 100 idosos, em vulnerabilidade social inscritos no Cadastro Único e com recomendação judicial de medidas protetivas. A iniciativa está em concordância com a política nacional do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), cuja proposta é promover a valorização, proteção e cuidados a pessoa idosa. Na ocasião do anúncio, o prefeito revelou a satisfação de, em parceria com a EMS, estar “trabalhando para ampliar a proteção e os cuidados com as pessoas idosas da nossa cidade”.

“É de extrema importância o município ter uma política pública de cuidado ao idoso que não encontra condições de autonomia ou de semi autonomia de tomar decisões, fazer atividades. Hoje, nosso trabalho é voltado à recreação. Em breve, será também o de cuidar do idoso, por meio de creche e abrigo”, afirmou o secretário Régis Bueno.

A previsão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social é que a Casa do Idoso seja entregue à cidade nos festejos de comemoração de 29 anos de Hortolândia, em maio de 2020.

A empresa EMS tem, com a Prefeitura, outro caso de parceria em benefício da comunidade local. Em 2008, garantiu a implantação da Emei Emiliano Sanches, no Jardim Interlagos, com capacidade para atender 220 alunos. Na parceria, a Prefeitura cedeu área e a empresa construiu o prédio.

PIC

O Projeto Casa do Idoso faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), um conjunto de mais de 100 obras e serviços em realização  pela Administração Municipal para promover o desenvolvimento econômico, urbano, social e humano de Hortolândia.