Veículos oficiais passam por blitz da “fumaça preta”

Feita pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, fiscalização periódica contribui para melhorar qualidade do ar na cidade

A partir desta segunda-feira (01/04), técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável começam a inspecionar a frota interna de veículos e máquinas da Prefeitura, movidos a diesel. Ao todo, 54 veículos oficiais passarão pela vistoria semestral. A medida visa melhorar a qualidade do ar em Hortolândia, por meio da checagem do índice de “fumaça preta” liberada pelos utilitários das secretarias. A ação também atende às propostas do Programa Estadual Município Verde Azul, com relação à diretiva Qualidade do Ar.

Logo pela manhã, os primeiros vistoriados foram as ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), órgão da Secretaria de Saúde. Também passarão por inspeção os veículos da Central de Ambulâncias e da UVZ (Unidade de Vigilância em Zoonoses). Nas demais pastas, serão contemplados veículos da Educação, da Cultura, máquinas dos Serviços Urbanos, do Planejamento Urbano e da própria equipe ambiental. Dentre estes veículos estão tratores, pás carregadeiras, caminhões de coleta de resíduos, micro-ônibus escolares e o caminhão da Manutenção Escolar.

Toda a frota vistoriada passa por teste feito com um cartão do tipo “Ringelmann Reduzido”, que serve para comparar a tonalidade (densidade) da fumaça liberada pelo escapamento do veículo movido a diesel com a dos cinco padrões da escala, que varia de 1 (20%), para os tons mais claros, a 5 (100%), para os mais escuros. Após a inspeção, se aprovado, o veículo recebe um adesivo, afixado no para brisa em local bem visível. Em caso de irregularidade, o Setor de Manutenção Corretiva é acionado pelo responsável.

A vistoria é importante, porque a “fumaça preta” é altamente poluente e suas substâncias causam sérios danos à saúde e ao meio ambiente, conforme alerta a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Quando identificado o problema, o veículo passa por manutenção corretiva para evitar dados graves ao motor e também para que este não libere partículas que afetam diretamente os vegetais e a população.