PPP permitirá gestão inteligente da iluminação pública em Hortolândia

Prefeitura vai trocar toda iluminação de ruas e áreas públicas da cidade por lâmpadas de LED, que clareiam mais e são mais econômicas

A Prefeitura de Hortolândia apresentou à população em audiência pública, nesta quinta-feira (04/10), detalhes da (Parceria Público-Privada) por meio da qual a Administração Municipal contratará, por licitação, a empresa responsável pelo serviço de modernização, expansão, operação e manutenção da rede de iluminação pública na cidade. O objetivo por meio desta parceria é promover ações que garantam eficiência e economia, com meta de reduzir em até 50% os custos com iluminação pública. Para isso, será realizada a troca de cerca de 22 mil lâmpadas antigas por luminárias LED e será implantado um sistema inteligente de monitoramente da iluminação pública.

A PPP é um contrato administrativo de concessão, firmado entre o Poder Público, no caso a Prefeitura de Hortolândia, e o parceiro da iniciativa privada, ou seja, a empresa vencedora da licitação. O monitoramente inteligente, ou telegestão, é um dos passos para implantar em Hortolândia o conceito de smart-city (cidade inteligente) através da rede de transmissão de dados viabilizada pelos pontos de iluminação. Este sistema terá, entre suas funções possíveis, a capacidade de fornecer o controle de cada uma das luminárias da cidade por meio de um transmissor de dados. Na prática, será possível, por exemplo, reduzir o nível de luminosidade nos horários em que há menos fluxo de pessoas nas avenidas e parques, colaborando para a economia de energia. Além disso, será possível monitorar falhas, como lâmpadas queimadas, o que garantirá manutenção mais rápida. Atualmente, a Prefeitura gasta R$ 500 mil por mês com o consumo de iluminação da cidade. Com a reestruturação, a estimativa é que este valor caia para aproximadamente R$ 250 mil.

Outra ação a ser realizada por meio da PPP é a troca de cerca de 22 mil pontos de iluminação pública que têm lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED, que iluminam mais e consomem menos energia elétrica. A meta do prefeito Angelo Perugini é realizar esta substituição até 2020. A empresa vencedora do processo licitatório também será a responsável pelo “call center”, atendimento telefônico que receberá os pedidos de serviços da população, e pelo monitoramento por telegestão.

“Garantir uma cidade mais iluminada gera impactos positivos no trânsito, na segurança pública e também na ocupação dos espaços no período noturno. Com a implantação das ações previstas na PPP, a população terá a oportunidade de utilizar parques e praças bem iluminados, além de ruas e avenidas com melhores condições de tráfego à noite”, destaca o prefeito Angelo Perugini.

“Nos próximos dias, o edital da PPP será publicado para que as empresas interessadas em firmar esta parceria com a Prefeitura apresentem suas propostas. A previsão é que a contratação aconteça até o final deste ano e a prestação do serviço inicie no primeiro trimestre de 2019”, afirma o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Júnior.

PIC

A PPP da iluminação pública faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que será apresentado, em breve, para a comunidade. O Programa é um conjunto de investimentos em obras de infraestrutura urbana que vão reestruturar o sistema viário, modernizar a cidade, ampliar a qualidade de vida, gerar emprego e renda. Por meio do PIC, a Prefeitura vai melhorar a eficiência dos serviços públicos em todas as áreas, em especial na Saúde, Educação, Segurança, Mobilidade Urbana, Geração de Emprego e Renda.