JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 573

Agora, UBS Jd. Amanda I conta com farmácia

Pacientes com receita médica podem retirar no local remédios que fazem parte dos itens fornecidos pela Prefeitura; estão disponíveis quase 200 tipos de medicação

A Prefeitura de Hortolândia inaugurou, na tarde desta segunda-feira (20/08), a nova farmácia da UBS Jd. Amanda I. A unidade de saúde passa a oferecer a comunidade da área de abrangência de atendimento dispensação de medicamentos. São 197 itens diferentes, à disposição dos pacientes que tem receituário médico, para retirada no local. Outras três farmácias serão abertas, nesta semana, nas unidades de saúde do Parque do Horto, Jardim Campos Verdes e Jd. São Jorge. A medida adotada pela Prefeitura faz parte da reestruturação da Saúde Básica e deve ser ampliada, até o final do ano, para todas as 17 unidades de saúde do município. “A Prefeitura tem o comrpomisso de construir uma saúde melhor para toda a população”, enfatizou a secretária de saúde, Odete Carmem Gialdi. A área da saúde é uma das prioridades do governo do prefeito Angelo Perugini.

Atualmente, a dispensação de medicamentos acontece em cinco das 17 unidades básicas de saúde do município: Santa Clara, Novo Ângulo, Jd. Amanda, Nova Hortolândia e Jd. Rosolen. Com as quatro novas farmácias, a população contará com nove locais para retirar medicamentos prescritos pelos médicos, com mais acesso ao tratamento gratuito. Já os medicamentos psicotrópicos, de uso controlado para transtornos psiquiátricos, continuam a ser entregues exclusivamente nas UBSs referenciais: Santa Clara, Novo Ângulo, Nova Hortolândia, Rosolen e Jd. Amanda. Isso porque a receita é retida e o trâmite de dispensação é diferenciado.

Conforme explica a secretária de Saúde, com a reestruturação, todas as unidades terão farmácias e trabalharão com a estratégia de saúde da família, o que representa maior ganho para a população. “Todas as unidades terão consulta com médicos generalistas, profissional que tem um conhecimento amplo e geral dos principais problemas da comunidade onde atua, capaz de consultar crianças, adultos, idosos e gestantes. Além disso, haverá oferta de exame de eletro, dispensação de medicamentos e maior autonomia na resolutividade dos problemas”, garante Odete.

“A oferta de medicação nas unidades, por exemplo, garante que o paciente inicie o tratamento no mesmo dia da consulta. A pessoa passa pelo médico, pega a receita e retira o medicamento, com conforto e rapidez”, explica Odete. A dona de casa Maria de Lurdes da Silva Azevedo tem 73 anos e mora no Jardim Amanda I, bem perto da unidade de saúde. Ela ficou feliz com a abertura da farmácia no local porque, agora, poderá retirar os medicamentos que utiliza ali mesmo. “Antes, eu ia até a UBS Jardim Amanda II, que fica longe da minha casa. Era difícil ir até lá. Eu gostei muito dessa farmácia aqui perto, na unidade onde eu faço minhas consultas. Gostar é pouco. Eu amei”, comemora.

Medicamentos essenciais

Para padronizar e construir consensos clínicos de prescrição de medicamentos, a Secretaria de Saúde finaliza a Remume (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais), documento que apresenta aos profissionais da saúde quais remédios a população encontra à disposição, de forma gratuita, nas farmácias das unidades de saúde. “O documento norteará o trabalho dos médicos, que saberão quais os medicamentos que sendo indicados para determinado problema de saúde, serão facilmente encontrados pela população em qualquer unidade de saúde. Para a população isso representa acesso facilitado ao tratamento”, explica a secretária de Saúde.

A Remume leva em conta outras diretrizes farmacológicas, como a Rename (Relação Nacional de medicamentos essenciais), além do perfil epidemiológico da cidade. “São listados itens com evidência clínica comprovada”, afirma Odete. A previsão é que a Remume esteja pronta até o final deste mês.