Dados da Saúde vão auxiliar na prevenção aos acidentes de trânsito

Prefeitura quer reduzir em 20% índice de acidentes de trânsito; pacote de medidas para aumentar segurança viário foi anunciado no início deste mês

A Prefeitura de Hortolândia realizou, nesta quarta-feira (28/02), reunião entre representantes das Secretarias de Mobilidade Urbana e de Saúde para tratar sobre ações conjuntas para redução no índice de acidentes de trânsito. As unidades de urgência e emergência do município farão um levantamento sobre os pacientes acidentados atendidos, buscando dados sobre os feridos e informando imediatamente a Secretaria de Mobilidade para que agentes de trânsito possam ir até o local apurar as possíveis causas do acidente. Esta ação pautará medidas preventivas, colaborando para que o município atinja a meta de reduzir em 20% os acidentes de trânsito até o final deste ano. O prefeito Angelo Perugini anunciou, no início deste mês, um pacote de medidas para aumentar a segurança no trânsito e proteger a vida de motoristas e pedestres.

“As vítimas de acidentes de trânsito, além de impactar a rede de saúde com a necessidade de mobilização de equipes de socorro, desde o Samu até os hospitais de referência, trazem prejuízos à saúde do cidadão, pois muitos acidentados ficam com sequelas. Algumas pessoas precisam de fisioterapia para reabilitação e, mesmo assim, não se recuperam completamente. Por isso, as ações para redução de acidentes de trânsito são importantes para promover a saúde da população”, enfatiza o secretário de Saúde, Lourenço Daniel Zanardi.

As ações para redução no índice de acidentes foram intensificadas após conclusão de um estudo inédito realizado pela Prefeitura, em 2017, e apresentados durante a Audiência Pública “Em busca da Segurança Viária pela vida”, realizada no último dia 5. O estudo aponta que, de janeiro a dezembro do ano passado, foram 1.265 ocorrências de trânsito. Destes, 223 tiveram vítimas feridas, 26 fatais. Todos os meses aconteceram mortes no trânsito em Hortolândia. Entre as medidas para ampliar a segurança viária estão fiscalização por radar, reforço na sinalização, novos semáforos, criação de área de estacionamento rotativo (Zona Azul), serviço de pátio para tirar carros abandonados das ruas, além de ações educativas com apoio e participação da sociedade civil.

Os dados do estudo são resultado do trabalho do Grupo de Segurança Viária, comitê formado por representantes do município e de órgãos públicos ligados à segurança no trânsito, que se reúnem periodicamente para discutir como reduzir os índices de acidentes e proteger a vida. “Na próxima reunião, agendada para março, queremos conhecer os dados da Saúde e alinhar nossas ações com o que for apurado pelos registros de atendimento médico. As estatísticas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), por exemplo, serão muito importantes. Além disso, a saúde pode nos auxiliar trazendo informações imediatas, sobre novas ocorrência. Queremos saber, por exemplo, se existem falhas de sinalização, se o motorista estava embriagado, ou outra situação. Este cruzamento de dados nos dá condições de agir com inteligência na prevenção de novas ocorrências”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

“Vamos auxiliar nesta meta ampliando a fonte de informações sobre os acidentes, melhorando a qualidade destas informações com detalhes que sejam significativos para as ações preventivas, além de analisar questões como sequelas deixadas após o acidente, tempo de internação e o custo que a vítima tem para a saúde”, enfatizou o diretor de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, Antônio Roberto Stivalli.

Gastos da Saúde com vítimas de acidentes

De acordo com dados do SUS (Sistema Único de Saúde), a Prefeitura de Hortolândia gasta mais de R$ 300 mil por ano com atendimento relacionados aos acidentes de trânsito. Uma estimativa da Secretaria de Saúde aponta que cada paciente tem um custo de mais de R$ 2 mil em atendimentos após acidentes de trânsito, o que inclui primeiros socorros, transferência de feridos para uma UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento) ou o Hospital Municipal Mário Covas, internação, exames e dependendo do caso, fisioterapia.