Tarifa de transporte coletivo terá reajuste, neste sábado (30/12)

O sistema de transporte coletivo urbano de Hortolândia terá reajuste na tarifa dos ônibus a partir da meia noite deste sábado (30/12). Os valores praticados variam de acordo com o modo de pagamento da passagem.  Usuários que tiverem o cartão de transporte coletivo pagarão R$ 4,00 pela passagem; quem tem o cartão Transporte Social, pagará R$ 2,40; e quem tem o Passe Escolar, passa a pagar R$ 1,20 pela viagem. Na catraca, o valor para pagamento em dinheiro vai de R$ 3,50 para R$ 4,20. Quem quiser aproveitar a tarde de hoje para recarregar o cartão de passe sem reajuste, terá créditos válidos por 12 meses, a partir da data da compra.

O reajuste tarifário é previsto no contrato de concessão com a empresa Viação Lyra, prestadora do serviço de transporte coletivo urbano na cidade. Sendo assim, o aumento da tarifa não é uma imposição da Prefeitura, mas sim uma necessidade para manutenção do equilíbrio econômico e financeiro do contrato, levando em conta o aumento de preços de produtos do setor de transportes, como peças, pneus, combustível e outros.

Atualmente, 9 mil pessoas utilizam o transporte coletivo urbano em Hortolândia. Há 18 linhas em funcionamento e 35 ônibus para atender a população. A meta da Administração é, pelo menos, dobrar o número de veículos em circulação na atual gestão.

Nova frota e integração tarifária

A frota de ônibus urbanos de Hortolândia recebeu cinco novos veículos, no início deste mês. A chegada veículos faz parte dos investimentos do município na reestruturação e modernização do transporte público municipal. Fabricados em 2014, os veículos têm, em média, seis anos a menos de uso do que os ônibus que circulam atualmente na cidade. Outra novidade é o novo padrão de cor dos ônibus, que substitui a cor vermelha pela cinza. Mais um diferencial é que os ônibus são equipados com catraca que aceita os cartões integrados como forma de pagamento da passagem. Tanto a frota de ônibus da Viação Lira, prestadora do serviço de transporte coletivo municipal, quanto os ônibus da EMTU, responsável pelo transporte intermunicipal, já possuem validadores compatíveis com a integração tarifária.

Na prática, o usuário de transporte coletivo municipal e intermunicipal poderá pagar uma tarifa única para utilizar itinerários onde os veículos dos diferentes sistemas se complementem. Por exemplo, será possível usar um ônibus municipal do bairro até o Terminal Metropolitano, no Jardim Amanda, e seguir viagem para Campinas, num ônibus intermunicipal, pagando apenas a diferença entre as tarifas.

Um passo importante foi dado pela Prefeitura, em setembro, com o lançamento do Bilhete Único, cartão que poderá ser carregado com créditos para pagamento da tarifa integrada, após a implantação desta modalidade. O Bilhete Único é composto por uma família de cartões, cada um destinado a um público diferente. O primeiro a entrar em operação, em outubro, foi o Passe Livre Sênior, para pessoas com 60 anos ou mais. Este cartão garante gratuidade no transporte e maior comodidade, já que os usuários podem entrar no veículo e passar livremente pela catraca, sem pagar.

Os próximos cartões a serem implantados são: Cartão do Colaborador (de cor preta), para funcionários do transporte, como os motoristas profissionais; Bilhete Especial (em laranja, para a pessoa com deficiência); Especial Acompanhante (em lilás, para o responsável pela pessoa com deficiência); Cartão Cidadão (azul, também conhecido como comum); Cartão do Escolar (em verde, para estudantes) e Cartão Empresarial (branco, para uso corporativo).