Jd. Amanda recebe nebulização contra mosquito Aedes aegypti

Prefeitura realiza ações de combate ao mosquito com busca ativa de criadouros e orientação aos moradores

Neste final de ano, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti prosseguem em Hortolândia. Nas próximas semanas, agentes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses) realizam busca ativa de criadouros nos bairros onde há casos confirmados da doença, além de nebulização destas áreas. Entre os locais que recebem a ação está o Jd. Amanda.

Especificamente nesta época do ano, em que muitas famílias viajam e deixam as casas fechadas, é preciso ter atenção redobrada com os possíveis criadouros do mosquito, que pode causar doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Neste ano, foram registrados 111 casos de Dengue, 1 de Zika, e 4 de Chikungunya. Os bairros com maior incidência destas doenças são Jd. Amanda, Jd. Sumarezinho e Jd. Campos Verdes.

Ralos devem ser fechados com plástico ou pano, por exemplo, assim como vasos sanitários, que podem ser vedados com ajuda de sacolas plásticas sob a tampa do assento. Brinquedos precisam ser guardados em local fechado, assim como vasilhas, baldes e outros objetos de uso diário que podem, neste período, acumular água. Atenção também com a cozinha e banheiro, onde objetos como saboneteira, porta escova de dentes e copos podem se tornar criadouros. Todos são responsáveis pelos cuidados necessários para o combate ao mosquito aedes aegypti.

Agenda Verde

Para conscientizar a população sobre a importância de manter casas, quintais e terrenos livres de criadouros, a Prefeitura lançou, neste ano, a Agenda Verde, ação que envolve diversas atividades, como a Operação Cata Bagulho e o plantio de árvores em terrenos antes ocupados por lixo, tudo com o objetivo de deixar a cidade mais limpa. Além de colaborar com a manutenção urbana, a Agenda Verde busca despertar na população o sentimento de parceria, uma vez que todos são responsáveis pela limpeza da cidade. A Prefeitura acredita que, mobilizando a população, será mais fácil resolver, em conjunto, questões ambientais que se tornam problemas de saúde pública.