Bazar de Natal na Prefeitura traz artigos de alunos com deficiência

Feira de artesanato fica em exposição até esta sexta-feira (08/12), das 10h às 15h, no Remanso Campineiro

Guirlandas, cartões e caixas de madeira decoradas com motivos natalinos estão entre os artigos expostos no Bazar de Artesanato, que reúne peças confeccionadas por alunos do CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) “Romildo Pardini”, espaço pedagógico e terapêutico da Prefeitura de Hortolândia. A feirinha ficará instalada até esta sexta-feira (08/12), das 10h às 15h, no hall de entrada do Paço Municipal “Palácio das Águas”, localizado na Rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, no Remanso Campineiro. A ação visa apresentar o trabalho desenvolvido pelos estudantes nas oficinas terapêuticas e de qualificação profissional oferecidas na unidade: padaria artesanal, mercearia, artesanato, cartonagem e mosaico.

No Bazar, é possível encontrar também tapetes coloridos, kits de blocos de anotações de diversos tamanhos, porta-copos, porta-talheres e outros objetos decorados em mosaico de azulejo. Os produtos vendidos na feira serão revertidos para compra de materiais usados na confecção de novos produtos artesanais. Ao completarem 16 anos, os estudantes do CIER participam de diversas oficinas terapêuticas e de capacitação, realizadas na própria escola.

Segundo Edna Gonçalves, professora da educação especial e responsável pela Oficina Ocupacional de Capacitação, atualmente, participam da iniciativa 23 estudantes com deficiência, com idades que variam entre 17 e 42 anos. Além de deficiência intelectual, eles também apresentam outras limitações, tais como surdez.

Para a servidora Nilde Santos Vieira, que atua no Protocolo Geral, o Bazar é uma oportunidade “maravilhosa”. “São muito bem feitos. Comprei um porta-copos de mosaico para dar de presente de Natal”, revela. “Adorei a iniciativa. Os artigos manuais são maravilhosos, bonitos, baratos. Mas o melhor é saber que são feitos com carinho e que nós podemos ajudar”, afirma a recepcionista Kelly Cristina Nascimento, que comprou uma guirlanda de Natal.

“Essa é uma oportunidade de a população conhecer e adquirir os produtos confeccionados pelos alunos do CIER. A ação também tem como função formar os alunos para o mercado de trabalho e manter a sociabilidade entre a comunidade”, destaca a assessora de Educação Especial da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Biviane Moro de Oliveira.

O que é o CIER

Órgão da Prefeitura, o CIER oferece atendimento gratuito a alunos com deficiência em duas frentes: educação e saúde. No CIER-Educação, alunos com deficiências acentuadas e/ou múltiplas são atendidos em regime escolar, do 1º ao 5º ano. Lá também há avaliação dos casos mais graves. No CIER-Saúde, recebem atendimento multiprofissional (com fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, fisioterapeuta, psiquiatra infantil social); serviços de audiometria com atendimento, avaliações e testes; orientações a pais; confecção de órteses simples e suporte à inclusão de casos específicos junto à escola.