Alunos da Emef CAIC vencem campeonato anual de Queimada

Emef Renato Costa Lima ficou em segundo lugar; campeonato mobilizou cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental em 27 escolas municipais

Após dez fases classificatórias, o torneio anual de Queimada da rede municipal de Hortolândia chegou ao fim, com quatro times disputando as etapas finais. Neste ano, o título de vencedor, com direito a troféu, foi para a equipe da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd. Amanda I (CAIC). O campeonato mobilizou cerca de 600 estudantes dos 5o anos e marcou o encerramento das atividades de Educação Física em 27 escolas municipais. A iniciativa é da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. A finalíssima aconteceu no último dia 30 de novembro, no Ginásio Poliesportivo Victor Savalla, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.

O segundo lugar ficou com a equipe da Emef Renato Costa Lima; o terceiro com o time da Emef Janilde Flores Gaby do Vale e o quarto com os jogadores da Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani. Uma novidade na edição deste ano, a 12ª promovida pela Prefeitura, foi a entrega de troféus a todos os participantes que conquistaram do 1o  ao 4o lugar, assim como aos professores treinadores.

Os times mistos, um por escola, reuniram 22 jogadores de até 11 anos, 11 meninos e 11 meninas em cada um. O campeonato visa integrar os alunos do Ensino Fundamental de todas as escolas da rede municipal de ensino, além de incentivar a prática esportiva e o espírito competitivo nos estudantes. Segundo o coordenador pedagógico Rodiney César Ayres (“Magrão”), responsável pela Educação Física Escolar, entre os benefícios da prática esportiva, estão o desenvolvimento físico, mental e psicomotor do aluno; a integração social com colegas de outras unidades; o aprendizado sobre competição em jogo, o vencer e o perder, bem como sobre cooperação. “É muito importante aprender este ‘fair play’, o jogar por prazer e por lealdade. Eles aprendem valores e também sobre cidadania e mérito pelo esforço”, destaca “Magrão”.

Confira a classificação final do 12o  Torneio de Queimada:

1º Emef Jd. Amanda I (CAIC)

2º Emef Renato Costa Lima

3º Emef Janilde Flores Gaby do Vale