A partir deste sábado (02/12), idosos entrarão nos ônibus somente pela frente

Medida garante mais segurança, respeito e cidadania às pessoas com mais de 60 anos

A partir deste sábado (02/12), os idosos que utilizam ônibus urbano em Hortolândia vão entrar nos veículos exclusivamente pela porta da frente. A mudança garantirá mais segurança à viagem das pessoas idosas, que passarão pela catraca e terão tempo de escolher um assento, sob a supervisão do motorista. A medida também possibilitará à Prefeitura contabilizar a quantidade de usuários de ônibus com mais de 60 anos, permitindo o desenvolvimento de novas ações que beneficiem este público.

Essa é uma das etapas da implantação do Cartão do Idoso, instituído em outubro pela Prefeitura de Hortolândia. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira, o idoso deve entrar pela porta da frente e mostrar um documento de identidade ao motorista do ônibus, que liberará a catraca gratuitamente para pessoas com mais de 60 anos. “Este idoso também será orientado a solicitar seu Passe Livre Sênior”, enfatizou Pereira.

Com o Passe Livre Sênior (Cartão do Idoso), pessoas com mais de 60 anos têm gratuidade na passagem, mesmo passando pela catraca. Quem ainda não tem este cartão, pode solicitá-lo na garagem da Viação Lira, no Jardim Amanda, ou na Secretaria de Mobilidade Urbana, no Remanso Campineiro. Os endereços podem ser conferidos abaixo. Para isso, basta levar RG, CPF e comprovante de residência a um dos locais de cadastramento.

Bilhete Único

Esta ação da Prefeitura contempla a implantação do Bilhete Único, cartão que poderá ser carregado com créditos para pagamento da tarifa integrada entre transporte urbano e intermunicipal, após a implantação deste sistema. O Cartão do Idoso, único que garante gratuidade e não precisa ser recarregado, foi o primeiro a ser instituído, em outubro. Os próximos cartões a serem implantados são: Cartão do Colaborador (de cor preta), para funcionários do transporte, como os motoristas profissionais; Bilhete Especial (em laranja, para a pessoa com deficiência); Especial Acompanhante (em lilás, para o responsável pela pessoa com deficiência); Cartão Cidadão (azul, também conhecido como comum); Cartão do Escolar (em verde, para estudantes) e Cartão Empresarial (branco, para uso corporativo).