Comunidade do Fátima retira mais de 10 toneladas de resíduo em mutirão

Ação, realizada neste sábado (25/11), teve apoio da Prefeitura de Hortolândia

Mais de 10 toneladas de entulhos e outros resíduos recicláveis foram coletados durante mutirão de limpeza e conscientização ambiental, organizado pela Associação de Moradores do Jd. Nossa Senhora de Fátima e bairros vizinhos, com apoio da Prefeitura. A ação aconteceu, na manhã deste sábado (25/11), numa área localizada na esquina das ruas Pedro Coelho e Edite Ferreira Santana, no bairro Chácaras Fazenda do Coelho, próxima à Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Armelinda Espúrio da Silva. A Administração Municipal disponibilizou caminhão e máquina para recolher os resíduos descartados irregularmente. No primeiro semestre deste ano, o local já havia sido limpo em ação da “Agenda verde”, o mutirão de limpeza e zeladoria promovido pela Prefeitura em toda a cidade.

Segundo a Associação de Moradores, cerca de 100 pessoas da comunidade participaram da ação. Materiais reaproveitáveis, como madeira, plástico e vidro, foram recolhidos pela Cooperativa Águia de Ouro, parceira no mutirão. Estudantes municipais, estaduais e escoteiros do grupo Parque da Mata mobilizaram a comunidade, elaborando cartazes sobre a ação.

“É importante conscientizar os moradores para que não descartem entulhos e resíduos nas calçadas do nosso bairro. Durante a limpeza, vimos ratos e insetos em meio aos materiais, o que é um grande risco à saúde. Também descobrimos duas bocas de lobo que estavam tampadas pela sujeira”, afirma o presidente da Associação, Carlos Augusto Gameiro. Segundo ele, o mutirão teve como objetivos orientar, conscientizar e encorajar os moradores a zelar, cuidar e também denunciar descartes irregulares na região.

“O material retirado das ruas, levado à usina, será descartado de maneira correta. A Prefeitura está fazendo a parte dela e contamos com a população para nos ajudar a  combater o descarte irregular de entulho”, ressalta o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes.

Descarte irregular é crime

O descarte ilegal é crime ambiental e pode resultar em multas que variam de R$ 160, 43 até R$ 32.068, 00, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Denúncias de descarte irregular podem ser feitas por meio do whatsapp (19) 99976-1840.

Para manter a cidade limpa, a Prefeitura faz a parte dela. Por meio da Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Zeladoria, a Administração recolheu mais de 12 mil toneladas de lixo e entulho em 100 bairros de Hortolândia. Além disso, disponibiliza, gratuitamente, sete PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos e Recicláveis) e quatro LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) em diferentes pontos da cidade.