Prefeitura resolve até 93% de demandas sobre transporte, encaminhadas por celular

Secretaria de Mobilidade Urbana divulgou balanço, relativo ao primeiro trimestre, da prestação de serviço via aplicativo WhatsApp, lançado em maio deste ano

No terceiro mês de funcionamento do WhatsApp da Mobilidade Urbana, canal direto da população com a Prefeitura para falar sobre o transporte urbano municipal, até 93% das demandas da população foram atendidas pela Administração. Os dados, relativos ao primeiro trimestre de implantação do serviço, foram apresentados pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

De maio e julho, os números são crescentes: 520 pessoas foram atendidas e o percentual de resolução de demandas subiu de 72% no primeiro mês para 89% no segundo e, finalmente, 93%, no terceiro.

Em julho, a Prefeitura resolveu 93% das 279 demandas encaminhadas por meio do aplicativo WhatsApp. Neste período, a Secretaria de Mobilidade Urbana recebeu textos, fotos e vídeos do mesmo número de munícipes, apresentando 267 respostas. O serviço, realizado pelo número (19) 99976-3069, foi lançado no dia 17 de maio, mês de aniversário de Hortolândia, para aproximar a Administração do usuário do sistema e aprimorar o transporte coletivo municipal.

Do total de mensagens recebidas no último mês avaliado, 11 foram denúncias, 31 reclamações, 73 solicitações, 14 sugestões, 10 elogios e 140 consideradas “outros ou diversos”.

“A avaliação é muito positiva. É mais um meio de comunicação para a população entrar em contato, de modo mais rápido, e para que possamos dar um retorno também mais rápido. Para a Secretaria, é também uma ferramenta de gestão”, avalia a secretária-adjunta de Mobilidade Urbana, Sandra Zaith.

Entenda a classificação

Após receber as mensagens, a Secretaria de Mobilidade Urbana organizou e classificou as demandas. Denúncias dizem respeito principalmente a aspectos humanos, ao tratamento dispensado por motoristas e demais profissionais do transporte ao usuário. São frequentes as queixas sobre desrespeito ao idoso ou de pessoas não autorizadas ao lado do motorista. Os casos relatados são encaminhados à concessionária para que haja a identificação do condutor e, constatada a irregularidade, ele seja advertido. Reclamações são, em geral, queixas sobre logística e infraestrutura, como as feitas em razão de coletivos fora do horário ou que desrespeitam o itinerário previsto. Solicitações são pedidos de informação sobre linhas, trajetos, horários, dentre outros.

Já nas sugestões, a população indica a necessidade de novas linhas ou a instalação de catraca adequada a pessoas obesas, a instalação de abrigo, limpeza do local ou outras solicitações relativas à infraestrutura. Os elogios são com relação à abertura do novo canal de comunicação, que deixa a Prefeitura mais perto da comunidade. “Há também os que, após receberem informação sobre horário da linha, agradecem a prontidão na resposta, dizendo o quanto este canal é bom, rápido e atende à necessidade do usuário que está no local”, explica o gerente de operações, Sidney Fraga Alves. O servidor esclarece que a categoria “outros/diversos” engloba demandas de outras secretarias da Prefeitura ou de outros órgãos públicos, tais como que linha faz o trajeto entre cidades da região ou como fazer carteira de estudante.

WhatsApp da Mobilidade

O WhatsApp da Mobilidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com dois prazos de resposta: em até 24h, em dias úteis, ou nas primeiras 12h do primeiro dia útil após sábados, domingos e feriados. O canal de atendimento é exclusivo para demandas relativas ao transporte coletivo municipal. O usuário deve informar local, horário, linha e prefixo do ônibus relacionado ao fato relatado.

Além desta, a Prefeitura realiza outras ações para reestruturar o sistema de transporte urbano municipal, uma das principais metas da Prefeitura na área, dentre elas a criação da própria Secretaria de Mobilidade Urbana, a inspeção veicular na garagem da Viação Lira, concessionária responsável pelo serviço; fiscalização no Terminal Metropolitano e aferição do ICV (Índice de Cumprimento de Viagens), substituição da frota em caso de quebra e teste do ônibus elétrico, visando a renovação e substituição da frota. Entre as ações a realizar estão a implantação da bilhetagem eletrônica e da biometria facial, com o lançamento do bilhete único municipal e metropolitano, do cartão para idoso, a criação de linhas que integrem os bairros, bem como a definição de nova frota, em quantidade e tecnologia, dentre outras.

Para tornar Hortolândia referência em segurança viária, a Secretaria avalia que é necessário organizar o sistema viário, estacionamentos e circulação, priorizando a vida das pessoas. Entre os desafios está o de tornar a rodovia SP-101 mais segura, bem como fazer intervenções nas calçadas do município para torná-las acessíveis, aprimorar a sinalização, reativar radares para controle de velocidade e avanço do sinal, criar áreas de estacionamento e um pátio municipal.