Prefeitura e Viação Lira implantarão bilhetagem eletrônica em ônibus municipais

Família de cartões foi apresentada ao prefeito Angelo Perugini, nesta quinta-feira (24/08), em reunião no gabinete, no Paço Municipal

Hortolândia implantará, em breve, o sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus do transporte urbano municipal. A “família” completa de cartões do “Bilhete Único”, com oito modalidades, foi apresentada, nesta quinta-feira (24/08), ao prefeito Angelo Perugini. A iniciativa está sendo feito em parceria com a Viação Lira, empresa concessionária do serviço no município. Os cartões serão lançados oficialmente na segunda quinzena de setembro. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito, no Paço Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro.

Além do Passe Livre Sênior, voltado para usuários com 60 anos ou mais, já em fase de cadastramento, haverá também outras sete modalidades: o vale-transporte (encomendado por empresas para seus funcionários), o escolar, o especial e o especial acompanhante (para a pessoa com deficiência e seu responsável), o colaborador (para funcionários do transporte, como os motoristas profissionais), o empresarial (para uso corporativo) e o cidadão (destinado aos usuários que não se enquadram em nenhuma categoria específica).

Biometria facial

A ideia é que cada cartão seja entregue junto com um manual de uso, específico para cada modalidade. Outra novidade será a implantação, para os cartões que oferecem desconto ou isenção de tarifa, da biometria facial, tecnologia de reconhecimento facial que compara automaticamente o rosto cadastrado com o de quem está passando na catraca.

Ao falar da integração do sistema de transporte urbano em Hortolândia, o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio Pereira destacou que a implantação da bilhetagem virá acompanhada de outra medida importante, em etapa subsequente: a renovação da frota, o que significa a aquisição de novos veículos e o aumento do número de coletivos em circulação.

Questionado pelo prefeito quanto à pontualidade dos ônibus e a realização das viagens programadas, Jurandyr Scavariello, diretor de operações do Grupo Belarmino, informou que o ICV (Índice de Cumprimento de Viagens) atualmente atinge 99%. Dados da Secretaria de Mobilidade Urbana mostram que, em janeiro deste ano, antes  de a Prefeitura retomar o controle do serviço de transporte municipal e implementar fiscalização contínua e ostensiva no Terminal Metropolitano de Hortolândia, este índice girava em torno de 80%.

“Estamos muito contentes com o esforço que a empresa tem feito para melhorar a qualidade do serviço oferecido à população”, comentou o prefeito, destacando a importância da parceria.

Em Hortolândia, 9 mil pessoas utilizam o serviço de transporte coletivo urbano. Atualmente, há 18 linhas em funcionamento e 35 ônibus para atender a população. A meta da Prefeitura é, pelo menos, dobrar o número de veículos em circulação na atual gestão.

Cadastramento

O Cartão Sênior foi criado no governo Angelo Perugini para levar mais cidadania às pessoas com 60 anos ou mais que, a partir daí, passarão a entrar no coletivo pela porta da frente, gratuitamente. A meta da Administração é levar o benefício a todos os munícipes desta faixa etária.

O cadastramento dos usuários com 60 anos ou mais no Passe Livre Sênior prossegue em quatro pontos da cidade – dois fixos (o Paço Municipal e a garagem da Viação Lira) e dois temporários, que atendem até esta sexta-feira, 25/08 (CRAS do Jd. Rosolen e o Centro da Melhor Idade do Remanso Campineiro). O início das inscrições para as demais modalidades será divulgado em breve.

Para cadastrar, é preciso levar comprovante de residência

Aos idosos que se dirigem aos pontos de inscrição, a Prefeitura faz um alerta importante: além de apresentar documentos básicos, como identidade e CPF, o idoso precisa levar, também, comprovante de residência. A foto é feita na hora do cadastramento. O atendimento dos interessados acontece, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Confira onde fazer o cadastramento para o Cartão do Transporte-Idoso até 25/08:

CCMI do Remanso Campineiro – R. Euclides Pires de Assis, 20, Remanso Campineiro

CRAS do Jd. Rosolen – R. Guido Rosolen, 177, Jd. Rosolen