Prefeitura terá local especializado para tratamento e alívio da dor

Atendimento será em novo prédio, na região central, que abrigará instalações do Centro de Fisioterapia e Reabilitação

Está na reta final a adequação de consultórios para a clínica de tratamento da dor começar a funcionar na região central de Hortolândia. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, implantará o serviço na Rua Projetada, localizada atrás do Open Shopping, no Remanso Campineiro, local que receberá, também, as instalações da Fisioterapia. O local tem 600 metros quadrados destinados aos serviços de saúde, que começam a funcionar neste semestre. As adequações são realizadas pelo proprietário do imóvel, a pedido da Prefeitura, que receberá o prédio pronto para a mudança.

Entre as novidades que serão oferecidas gratuitamente no local, estará o serviço de acupuntura, eficaz no tratamento da dor de diversas origens, como a enxaqueca. O tratamento será realizado por encaminhamento médico e destinado à pacientes crônicos que já recebem acompanhamento na rede pública de saúde, a exemplo do que já acontece com as sessões de fisioterapia. “Teremos tratamentos complementares para o alívio da dor. Hoje, no Centro de Fisioterapia e Reabilitação já fazemos este trabalho. Mas, nas novas instalações, vamos ampliar a oferta de serviços”, afirma o secretário de Saúde, Lourenço Daniel Zanardi.

Um dos benefícios com a locação deste prédio será a acessibilidade. Atualmente, o Centro de Fisioterapia, localizado na avenida Anhanguera, possui escadas e área útil pequena. A estrutura dificulta o trabalho dos profissionais, uma vez que os pacientes com mobilidade reduzida são atendidos todos no piso térreo. Nas novas instalações, o atendimento será realizado num único pavimento, acessível por rampas e próximo da rua. Outro diferencial será o espaço destinado ao atendimento de pessoas em tratamento neurológico, como vítimas de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Como estes pacientes precisam de atenção especializada, o atendimento será num ambiente específico, de 80 metros quadrados.

O atendimento de fisioterapia oferecido pela Prefeitura de Hortolândia recebe pacientes por indicação médica, após consulta nas unidades de saúde. Atualmente, aproximadamente 1.200 pessoas, por mês, fazem acompanhamento no local.