Fiação aérea será retirada da Luiz Camilo até outubro

Prefeitura providencia projetos individuais de fiação subterrânea para os comércios do trecho entre as lojas Marabraz e Seller

Com a conclusão de mais uma etapa da obra estrutural de modernização da rua Luiz Camilo de Camargo, entre a Loja Marabraz (rua Zacarias Costa Camargo) até a loja Seller (depois da rua Nelson Pereira Bueno), a Prefeitura de Hortolândia providencia os projetos individuais de fiação subterrânea para os comércios localizados no trecho contemplado nesta fase de intervenção. A documentação, que prevê o modelo de ligação para cada relógio medidor de energia elétrica, será apresentada à CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). Com a liberação desta documentação pela Companhia, cada comerciante deverá adequar sua entrada de energia ao sistema de fiação subterrânea. Com isso, a CPFL e as prestadoras de serviço de telecomunicações farão as ligações dos fios. A previsão da Prefeitura é que o cabeamento aéreo seja substituído pelo subterrâneo até outubro.

De acordo com o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Sérgio Torrecilas, na etapa de obras concluída nesta quinta-feira (10/08) foi criada a infraestrutura para receber o cabeamento subterrâneo. “A partir deste momento, empresas como as de telefonia e internet, vão passar seus cabos pela estrutura implantada abaixo do solo. Ao mesmo tempo, a Prefeitura enviará o projeto de ligação elétrica para aprovação da CPFL. Quando a CPFL liberar estas ligações, os comerciantes terão 30 dias para providenciar suas instalações individuais”, explicou o secretário. Neste ponto, as empresas de telecomunicações já deverão ter concluído o cabeamento subterrâneo, apesar dos serviços ainda não estarem operantes.

“Após estes 30 dias, a CPFL e as demais empresas vão acionar seus serviços por meio do cabeamento subterrâneo. Os postes e os fios aéreos serão removidos e inicia uma nova etapa de obras, com o acabamento das calçadas”, completou o secretário. Nas calçadas será colocado piso podotátil, para orientação de pessoas com deficiência visual, além de luminárias ornamentais. A meta é executar esta fase de serviços ainda neste ano.

Terceira fase de obras

Esta previsto para o próximo ano a execução da terceira e última fase da obra de modernização da rua Luiz Camilo de Camargo, etapa que contemplará desde a Lojas Seller, depois da rua Nelson Pereira Bueno, até a praça da Neusa, no cruzamento com a rua Argolino de Moraes. Além da infraestrutura para fiação subterrânea e do novo calçamento, esta quadra receberá investimentos em drenagem de águas pluviais.

Obra rápida, limpa e segura

As obras executadas nesta etapa fazem parte do projeto de modernização da rua Luiz Camilo de Camargo, desde o cruzamento com a rua João Blumer (Lanchonete Varandas), até o cruzamento com a rua Argolino de Moraes (Praça da Neusa). A primeira etapa da obra, nas duas primeiras quadras, foram realizadas, no ano passado. No entanto, o serviço levou oito meses para ser concluído, o que gerou críticas de comerciantes e consumidores diante dos transtornos provocados na principal rua do comércio da cidade.

O compromisso do prefeito Angelo Perugini assumido neste ano era terminar o serviço da segunda fase de obras em até 40 dias. Inicialmente, as empresas envolvidas apresentaram um cronograma que previa 180 dias para realizar as intervenções, prazo que não foi aceito pela Administração. Para cumprir a meta de executar o serviço em menos de 40 dias, operários trabalharam no canteiro de obras durante 24 horas, nos sete dias da semana. A obra teve início no dia 8 de julho e, nesta quinta-feira (10/08), data em que foi concluída, completou 34 dias de serviço.

O serviço realizado no local consistiu em adequar as antigas ligações de água e esgoto, colocar abaixo do chão grandes caixas de concreto por onde vão passar as fiações subterrâneas de energia elétrica e telecomunicações, que hoje ficam nos postes, criar o sistema de fiação subterrânea, concretar as calçadas e pavimentar novamente a via, uma vez que o asfalto foi removido para a obra.

Nesta intervenção, a Prefeitura trouxe um conceito inédito em obras urbanas em Hortolândia: serviço envelopado, ou seja, o local onde os operários trabalhavam ficou isolado. De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, esta medida garante segurança durante o período de intervenções, mantém o canteiro de obras organizado, possibilita melhor planejamento das etapas de serviço, além de garantir mais rapidez na conclusão dos trabalhos. Na próxima etapa da obra de modernização, o mesmo modelo de trabalho será adotado.