Idosos podem se inscrever em aula gratuita de hidroginástica

Matrícula deve ser feita no Centro de Convivência da Melhor Idade, no bairro Remanso Campineiro

O idoso com interesse de praticar aulas de hidroginástica no Centro de Convivência da Melhor Idade, localizado na rua Euclides Pires de Assis, 200, Remanso Campineiro, pode comparecer no espaço, a partir desta segunda-feira (7/08), para efetuar a inscrição. A atividade, realizada pela Prefeitura  por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, beneficiará 700 idosos por mês.

O interessado deve comparecer ao Centro com RG (Registro Geral), CPF, título de eleitor, comprovante de endereço, duas fotos (3x4) e atestado médico. Para se inscrever, o idoso precisa ter idade acima de 60 anos e estar com a saúde em ordem. Uma das exigências para a prática das aulas de hidroginástica é de que o idoso tenha touca, sunga e maiô, roupas consideradas apropriadas para a atividade.

Os idosos terão duas aulas por semana, às segundas e quartas-feiras, ou às terças e quintas-feiras, com duração de 50 minutos cada. Ao todo, serão formadas 14 turmas de 50 pessoas, totalizando um atendimento de 700 pessoas ao mês. As atividades acontecerão das 8h às 17h.  No ato da inscrição, uma avaliação será realizada no local para identificar se idoso será classificado na turma de hipertensos, diabéticos e de melhor idade.

De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, além das aulas de hidroginástica, os idosos receberão orientações, por meios de palestras, que abordarão dicas de alimentação, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis. A ação integra o Programa Viva Mais, um conjunto de ações integradas da Prefeitura para garantir mais saúde e qualidade de vida para a população.

Ainda segundo a Secretaria, os benefícios da prática de hidroginástica são: melhorias no condicionamento físico, fortalecimento dos músculos, além de manter o equilíbrio e a coordenação motora dos idosos.

“Queremos que nossos idosos vivam mais e melhor. Essa é a filosofia de trabalho da Prefeitura. As pessoas somente vivem melhor se forem proativas, se desenvolverem várias atividades físicas, além de adquirem hábitos e alimentações saudáveis. As aulas gratuitas de hidroginástica é um dos instrumentos para ampliar a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos de idade”, observa o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social Ananias José Barbosa.

Reforma da piscina

A piscina do Centro de Convivência da Melhor Idade foi reformada pela Administração para propiciar uma melhora na qualidade de vida e bem-estar do idoso. Com as melhorias feitas na piscina e no seu entorno, os idosos poderão praticar hidroginástica dentro dos padrões estabelecidos na lei.

O espaço aquático recebeu escadas adaptadas para idosos, manutenção nos aquecedores e iluminação de LED no entorno. Além disso, foram instalados bebedouros no Centro e ligações de esgoto na área externa. O trabalho beneficiará cerca de 200 idosos que frequentam o CCMI.