Prefeitura abre novo ciclo de palestras da Agenda Verde

Conversas voltadas a estudantes municipais enfoca também diretrizes do programa Viva Mais e ações de proteção animal

A Prefeitura de Hortolândia realiza, a partir desta terça-feira (08/08), uma série de palestras e apresentações lúdicas sobre a Agenda Verde, Mutirão de Limpeza e Zeladoria, voltada a estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do Ensino Fundamental de escolas públicas, municipais e estaduais. Nesta etapa, a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, traz duas novidades: orientações sobre a guarda responsável de animais domésticos e também sobre o programa Viva Mais, de promoção de hábitos saudáveis e qualidade de vida.

As duas primeiras palestras acontecem nesta terça, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd. Jardim Santiago, às 11h e às 15h.  A escola está localizada na Rua Salvador (Rua Projetada 4), 500 (veja cronograma completo abaixo).

Realizada pelo agente de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Ricardo Zanoni, a abordagem lúdica sobre a Agenda Verde e o Viva Mais expõe diversos itens recicláveis encontrados em calçadas, terrenos baldios, locais de descarte irregular, áreas verdes e quintais. O objetivo é mobilizar a população a participar, ajudando o poder público a manter a cidade limpa e saudável, sensibilizando a comunidade para que abrace a causa de uma cidade mais limpa e saudável, com melhores práticas, a cada dia. Ambas as políticas públicas levantam a bandeira ambiental atrelada à qualidade de vida.

Palestras podem ser agendadas

Interessados nas palestras de educação ambiental devem escolher o dia da semana de preferência e enviar mensagem para a equipe de educação ambiental do Meio Ambiente: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Outras informações podem ser obtidas com Neide Martins ou Rodrigo Oliveira (19) 3845-1149.

O que é a Agenda Verde

Desde o lançamento da Agenda Verde, em março deste ano, a Administração realiza palestras sobre o tema em escolas, empresas, espaços esportivos e outros locais de grande circulação de pessoas. A ideia é envolver os munícipes numa parceria construtiva.

A Agenda Verde leva até praças, ruas e avenidas, áreas de lazer e outros espaços públicos manutenção permanente, com roçagem, limpeza e manutenção de bueiros, varrição, lavagem de rua e pintura de guias, bem como Operação Cata-Bagulho em todos os bairros atendidos. Outro objetivo da ação é mobilizar a população de Hortolândia a participar e ajudar o poder público na solução de problemas sociais e econômicos provocados pelo descarte irregular e ilegal de entulhos nas calçadas, terrenos baldios e áreas verdes.

Até o momento, a Prefeitura já recolheu aproximadamente 6 mil toneladas de entulho, lixo e materiais sem serventia em diversas regiões de Hortolândia. Também foram realizados serviços como tapa-buraco, limpeza de bueiros e poda do mato nas principais vias dos bairros que receberam o mutirão.

A Prefeitura pede a colaboração da população para não jogar entulhos e materiais sem serventia em ruas, calçadas e terrenos. O descarte ilegal é crime ambiental e pode resultar em multas que variam de R$ 160, 43 até R$ 32.068, 00. Denúncias de descarte irregular podem ser feitas por meio do whatsapp (19) 999761840.

O que é o “Viva Mais”

Criado no primeiro governo do prefeito Angelo Perugini e mantido até 2012 como uma ação da Secretaria de Saúde, o “Viva Mais” tornou-se, na atual gestão, programa de governo, com a participação efetiva de diversas secretarias municipais.

Entre as atribuições do programa está o incentivo a práticas de vida saudáveis, como exercícios físicos, alimentação balanceada, valorização da vida familiar, vivência da espiritualidade, educação cidadã, entre outros hábitos que melhoram o bem-estar e colaboram para prolongar os anos de vida.

Conheça as diretrizes do “Viva Mais”:

1. Educação como ferramenta de pertencimento

2. Atividade física, cultural e lazer

3. Habitação, moradia digna

4. Estrutura familiar e amizade

5. Alimentação saudável, segurança alimentar

6. Qualidade do sono

7. Abstinência: renúncia a substâncias nocivas à saúde

8. Fé e confiança

9. Cultura da paz

10. Segurança

11. Zelo pelo meio ambiente

12. Trabalho prazeroso

Veja abaixo o cronograma e atividades:

UNIDADE ESCOLAR

HORA

E.M.E.F. Jd. Jardim Santiago

Rua Salvador (Rua Projetada 4), 500 Jd. Santiago, F- 3845-2260 / 3809-4472

M – 11h

T – 15H

E.M.E.F. Jd. Nova Europa

Rua São Luis, 276 - Jd. Nova Europa - F-3909-3883 / 3909-3722

M – 09H

T – 14H

EMEF Nicolas Thiago dos Santos Lofrani

Rua Lealdo José dos Santos, 170 - Jd. Sumarezinho, F- 3809-2010

E.M.E.F. Salvador Zacharias P. Junior

Rua Adail Alves Silva, 525 Jd. Novo Angulo – F-3887-5070 /3897-4027

M – 09h

T – 14h

EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

EMEF Nicolas Thiago dos Santos Lofrani

Rua Lealdo José dos Santos, 170 - Jd. Sumarezinho, F- 3809-2010

EMEF Profª. Marleciene Priscila P.

Bonfim

Rua Maria de L. C. Cancian, 92 - Rem. Campineiro,F- 3865-2844 / 3897-4337